Alunos do IFCE são premiados com medalhas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Robótica

Os quatro representantes da instituição competiram com aproximadamente 1.500 estudantes na fase final, a nível nacional

Escrito por Redação ,

Os alunos Mário César Freire Dias Filho e João Moreira Souto Neto do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus de Caucaia, foram destaques na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2018. Os competidores ganharam prata e bronze na modalidade teórica, respectivamente. Junto a Diego Ivo Matos Souza e Joab da Silva Rocha, os quatro representaram a instituição na fase final da OBR, nacionalmente. Considerada o maior evento de robótica da América Latina, a olimpídada reuniu, na etapa, quase 1.500 estudantes de escolas públicas e particulares.

Orientados pelo professor Pedro Henrique Miranda, todos os jovens fazem o curso técnico de Eletroeletrônica do IFCE de Caucaia. “Em 2016, classificamos um (aluno) para a etapa final; em 2017, um (aluno); agora em 2018, quatro (alunos), dos quais dois foram medalhistas”, destaca o docente. 

O IFCE acumula outras conquitas em competições estaudais e nacionais de robótica, com medalhas de ouro, prata e bronze. Segundo o instituto, a última vitória foi nesse sábado (27), com o terceiro lugar da equipe formada pelos alunos Mário César, Igor Targino, Maria Gabriela e Asafe Vieira no Desafio Tecnológico (Dtec) 2018 da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Olimpíada Brasileira de Robótica

Desde 2006, a OBR acontece com o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. Destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional.

A competição possui duas modalidades, prática e teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas, com robôs, e provas teóricas em todo o Brasil.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados