Sem ´morrer na praia´

Legenda:
Foto:
Cerca de 100 atletas competiram ontem pela X Travessia Marina Park, realizada no Aterro da Praia de Iracema

Os amantes das águas abertas estiveram reunidos na manhã de ontem no Aterro da Praia de Iracema para a X Travessia Marina Park, prova organizada pela Associação Cearense Master de Natação (ACEMN), válida pela 3ª Etapa Circuito Cearense de Maratonas Aquáticas da Federação Cearense de Desportos Aquáticos (FCDA) - III Troféu Armando Fanchechini.

Contando com cera de 100 competidores com idades entre 14 e 76 anos, a prova foi um retrato do cenário do esporte no estado com veteranos alternando o pódio com a nova geração que evolui a passos largos.

A largada foi dada por volta das nove horas da manhã e logo nos primeiros metros o nadador Felipe Freitas, que defende a bandeira do BNB Clube, assumiu a liderança disparando na frente para cruzar a primeira boia isolado de seus adversários e assim permanecer até a linha de chegada, completando o percurso de 3.200m com o tempo de 41min 07s.

Último fôlego

Ainda assim, nos últimos 500m alguns atletas tentaram alcançar Felipe, mas já era tarde, e a maior disputa ficou mesmo por conta do segundo lugar, onde a experiência de Kal Aragão, de 39 anos, superou a sede de resultado do jovem de apenas 16 anos, Elígio Brendo, que terminou em terceiro. A pequena diferença final entre os dois, 29 segundos, deixou bem claro que Kal Aragão continua em excelente forma, pois, terminou a prova em incríveis 45 min20s e que o treinamento de Elígio Breno está dando resultado, já que, com o resultado ele saltou da 5ª colocação do ranking para a vice-liderança do circuito.

Na categoria Feminino, a prova também teve uma liderança com folga de ponta a ponta e representantes das novas gerações alternando resultados com as veteranas do esporte. Com o tempo de 45min52s. Marina Santos, do Náutico Atlético Cearense, venceu pela segunda vez consecutiva e mantém a liderança da competição.

Reinado ameaçado

Entretanto, essa liderança está sendo disputada prova a prova, pois, Maria Renata, da Academia Hedla Lopes, também andou visitando o pódio nas três etapas do circuito somando dois 3ºs e um 2º lugar conquistado neste domingo, com o tempo de 48min16s.

A terceira colocada foi a veterana Hedla Lopes, a rainha das águas cearenses e eterna nadadora, que hoje em dia tem como seu primeiro esporte o triathlon. Hedla mostrou que continua em grande forma cravando 51min18s no auge de seus quase 53 anos, já que seu aniversário será no próximo dia 23.

Um dos diferenciais dessa prova foi a participação de atletas de Stand up Paddle auxiliando a organização da prova na segurança dos atletas.

GEORGE NORONHA
ESPECIAL PARA O JOGADA