Zagueiros do Fortaleza contribuem com arrancada na fase final

Com jejum de atacantes, Ligger e Jussani marcam gols decisivos e encaminham acesso tricolor

Contra o Vila Nova/GO, o atacante Éderson deixou sua marca com os dois gols que deram a vitória do Fortaleza por 2 a 0, iniciando uma reação ao time, que estava há quatro jogos sem vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. Entretanto, para confirmar a reação do time, havia a necessidade de vencer São Bento/SP, na Arena Castelão, além do Brasil/RS, em Pelotas. E as vitórias vieram, porém, com os homens que têm a missão primeiramente de defender: os zagueiros.

Adalberto, Diego Jussani e Ligger já colaboraram com a campanha da equipe na Série B, sendo que Jussani e Ligger resolveram a situação nos dois últimos jogos, fazendo o Leão atingisse os 56 pontos ganhos, líder isolado e cada vez mais próximo do objetivo de retornar para a elite do futebol brasileiro. Ao todo, os defensores balançaram as redes em cinco oportunidades na competição.

Frente ao São Bento, o zagueiro Diego Jussani foi um dos principais nomes da partida. No primeiro lance em que foi assumindo o protagonismo da vitória, em termos ofensivos, o atleta chutou de fora da área, o goleiro largou e o meia Marlon tocou para as redes, marcando 1 a 0. Ainda no1º tempo, Dodô cobrou escanteio e Diego Jussani cabeceou, tirando do alcance do goleiro Rodrigo Viana. Era a segunda vitória consecutiva.

Jogando fora de casa, contra o Brasil de Pelotas, novamente um zagueiro tricolor brilhou: Ligger. O defensor foi, não apenas impecável na função de desarmar, como também foi à frente para dar a sua contribuição. Em um desses lances, avançou com a bola dominada e mandou uma bomba, da intermediária, e marcou um golaço no xavante: placar final, 1 a 0, o que deixou o sonho do acesso mais perto.

O zagueiro Ligger falou com a imprensa na noite da última segunda-feira (8) sobre o golaço que marcou, o que não é uma grande característica sua. Por sinal ele e Jussani estão com dois gols, cada um na Série B de 2018, enquanto Adalberto marcou um. "A gente trabalha, primeiramente para evitar os gols. É essa a nossa função e também para dar uma sustentação. Assim, todos ali na frente, no ataque, ficam mais à vontade para tentar as vitórias, jogadas na linha de frente e decidir o jogo para nós", declarou Ligger.

O quarto zagueiro de 30 anos, que veio para o Leão emprestado pelo Oeste/SP, adversário do Tricolor no próximo sábado (13), às 16h30, na Arena Barueri/SP, disse também que o técnico Rogério Ceni estimula os zagueiros a avançarem com a bola dominada, desde que percebam que a situação se apresenta para a progressão do defensor com a bola no pé. "A gente tem a oportunidade de poder ajudar o ataque numa situação de bola parada, ou então em um lance em que podemos avançar até chegar mais perto do gol. Temos a orientação para arriscar, buscar o passe, sem medo de arriscar. Eu sou teimoso e gosto de arriscar em alguns momentos, e isso vem dando certo", afirmou o zagueiro.

O volante Derley recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Brasil de Pelotas, em compensação, Felipe, que vinha sendo o titular da posição, já cumpriu automática e reforça a equipe. O técnico Rogério Ceni comanda treino com bola às 16 horas desta terça-feira (9), no CT Ribamar Bezerra.