Prática esportiva desenvolve a disciplina e contribui para o trabalho em equipe

Dia do Esporte Amador é comemorado hoje (15), no Brasil.

O Dia do Esporte Amador está reservado no calendário nacional e é comemorado nesta quinta-feira, 15 de novembro. Nos dicionários, as definições de amadorismo apresentam a prática associada exclusivamente ao gosto ou ao prazer, sem envolver remuneração ou contrato formal de trabalho. Mas, apesar de não ser enquadrado enquanto uma atuação profissional, o esporte amador tem inúmeros adeptos e pode ser levado tão a sério quanto o exercício da profissão.

Licenciada em Química e professora, Janaína Dias, de 25 anos, conheceu o handebol em 2004, ao cursar a quinta série do Ensino Fundamental. “Se tornou a minha paixão e cheguei até a mudar de escola para ter mais oportunidade de praticar. Após entrar na universidade, descobri que existia uma seleção de handebol feminino e, desde então, participo de competições”, relembra. 

O contato com o esporte universitário veio em 2013, enquanto ainda era estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Hoje graduada, Janaína trabalha todos os dias durante as manhãs e tardes. À noite, três dias da semana são reservados para o handebol: terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 21h30. Ir à academia também faz parte da rotina: a musculação tem início às 5h da manhã nos três dias. Durante as “folgas”, a malhação substitui as corridas nas quadras e também os treinos técnicos e táticos. 

Entre as competições importantes que acontecem nas próximas semanas, estão o Campeonato Brasileiro de Clubes, cuja edição será realizada na Bahia, e as últimas etapas do campeonato estadual, realizado pela Federação Bahiana de Handebol (FBHb). Os treinos também são direcionados para as etapas da Copa Bahia, também realizada pela FBHb, e os Jogos Universitários do estado, competição da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) que seleciona as equipes participantes dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

Esporte na família

Na família, a atleta não é a única a ter contato com a prática esportiva: o pai é professor de Educação Física e a irmã, Juliana Dias, de 31 anos, concilia os jogos de Basquete com a função de técnica da respectiva modalidade. “Sou atleta há muitos anos. Por conhecer a formação da base do estado, recebi o convite pra acompanhar e treinar a equipe universitária da UFBA”, comenta.

Aos 12 anos, Juliana teve os primeiros contatos com a modalidade, ainda na escola. Atualmente professora de Educação Física e graduada em Fisioterapia, a atleta joga no Esporte Clube Vitória, já compôs a equipe da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), jogou na Seleção Baiana durante muitos anos e representou o Brasil, em competições internacionais, na Seleção Brasileira de Basquete. 
Apesar da intensidade da rotina durante o dia, reserva três noites por semana para se dedicar à modalidade, além de praticar musculação e seguir a dieta prescrita por nutricionista. “Além de ser uma forma de melhorar a qualidade de vida, o esporte coletivo nos possibilita o aprendizado da vivência em grupo, da superação das dores e das derrotas, e nos ajuda a ter disciplina”, destaca a atleta e profissional ao olhar para a própria trajetória e refletir sobre a importância do esporte no dia a dia das pessoas. 

Profissional x amador

Existem grandes diferenças entre o esporte profissional e o considerado amador. No Brasil, as normas gerais da prática desportiva são definidas pela Lei 9.615, de 1998, do Governo Federal, que diferencia o caráter não-formal (lúdico) do formal (regulado por normas nacionais e internacionais de cada modalidade). São quatro formas de “manifestação” esportiva: educacional, de participação, de formação e de rendimento. 

O esporte de rendimento é praticado e organizado a partir de dois modos: o profissional, caracterizado pela remuneração definida em contrato formal de trabalho, firmado entre o atleta e a entidade de prática desportiva; e o não profissional, identificado pela liberdade de prática, sem contrato de trabalho, mas com permissão de incentivos materiais e de patrocínio. Os benefícios e demais meios de fomento da prática esportiva são definidos pela Lei 11.438, de 2006, embora existam outras normas federais relativas ao tema.

 

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ESPECIAL
logo educa mais brasil

Assuntos Relacionados