Pausa do Ceará na Série A serve para avaliar atletas e evitar lesões

Equipe volta a campo na próxima segunda-feira (15), diante do Botafogo, na Arena Castelão

O Ceará volta a campo pela Série A do Campeonato Brasileiro somente na próxima segunda-feira (15), às 20 horas, quando enfrenta o Botafogo, na Arena Castelão. O duelo será válido pela 29ª rodada da competição. Até lá, o técnico Lisca e os membros da comissão técnica terão tempo suficiente para colocar em campo o que tem de melhor no elenco alvinegro.

Para isso, os trabalhos seguem firmes em Porangabuçu. E um dos pontos a serem estudados de forma criteriosa é a parte física dos atletas. De acordo com o preparador físico do Vovô, Flávio de Oliveira, a parada ajuda a reduzir riscos de lesões, além de melhorar o condicionamento físico dos jogadores.

“Sem dúvidas a pausa é importante. A gente não pode só pensar em ritmo de jogo, existem muitas outras coisas envolvidas no futebol além do campo. Esse tempo que estamos tendo vem sendo importante para resgatarmos atletas que estavam com "CK" (creatinoquinase, enzima que pode determinar risco de lesão com altas taxas) elevado. Esse é o nível máximo de desgaste de um jogador e precisamos trabalhá-lo para prevenirmos lesões”, disse.

Outro fator importante e que pode ajudar nesse período, ainda de acordo com Flávio de Oliveira, é a dinâmica de trabalho aplicada pelo técnico Lisca nos treinos. “É um cara que tem uma visão muito boa de futebol. Ele entende como se deve trabalhar e preparar os atletas para um determinado jogo. A forma ativa como ele conduz os treinamentos faz com que os atletas continuem com a mesma pegada e isso é muito importante”, concluiu o preparador físico.

O Ceará é o 16º colocado da Série A com 30 pontos ganhos. O próximo adversário do Vovô, o Botafogo, está três pontos acima na tabela de classificação, ocupando a 12ª posição.