Palmeiras vence Colo-Colo mais uma vez e vai à semifinal após 17 anos

Verdão bateu o time chileno por 2 a 0 com gols de Dudu e Borja e agora aguarda resultado de Cruzeiro e Boca Juniors

Depois de 17 anos, o Palmeiras voltará a disputar uma semifinal de Copa Libertadores. A classificação veio com a vitória por 2 a 0 nesta quarta (3), sobre o Colo-Colo (CHI), no Allianz Parque, repetindo o placar do jogo de ida, com gols de Dudu e Borja. No próximo compromisso, o clube poderá reencontrar aquele que foi justamente seu algoz na última vez em que marcou presença nessa fase da competição.

O Boca Juniors (ARG), que nesta quinta-feira (4) enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão, com a vantagem de 2 a 0 na partida de ida, foi o responsável por eliminar o Palmeiras na semi da Libertadores de 2001. A vitória argentina veio nos pênaltis, depois de empates em 2 a 2 nos confrontos do Parque Antártica e da Bombonera. Um ano antes, o Boca sagrara-se campeão no Morumbi diante do Verdão, com outra vitória nas penalidades.

Era o Boca Juniors comandado por Carlos Bianchi, fora de campo, e por Juan Román Riquelme, dentro das quatro linhas. Uma equipe que impunha muito mais respeito que a de hoje, irregular no início do Campeonato Argentino (está em 5º lugar, mas perdeu há duas rodadas o clássico para o River Plate, em casa) e eliminada da Copa Argentina pelo Gimnasia y Esgrima (ARG).

Sem escolher adversário

O Palmeiras sabe disso. Não à toa foi à Bombonera neste ano, pela fase de grupos da Libertadores, e venceu por 2 a 0. Caso o Boca deixe sua vantagem ruir contra o Cruzeiro nesta quinta-feira (4), a motivação do elenco palmeirense não deverá ser menor do que contra os argentinos.

Foi o time do técnico Mano Menezes que eliminou o Palmeiras da Copa do Brasil, na semifinal, com jogos quentes, especialmente a partida de volta, no Mineirão, que terminou com grande confusão entre atletas das duas equipes. No último domingo (30), ambos se reencontraram no Pacaembu, pelo Brasileiro, com resquícios da briga que encerrou a classificação cruzeirense em Belo Horizonte.

O atacante palmeirense Deyverson mexeu com os ânimos dos jogadores celestes ao fazer uma embaixadinha na lateral do campo durante a vitória por 3 a 1. O jogador ainda receberia uma trombada do zagueiro Manoel, críticas de Mano e conselhos do centroavante Fred. Prenúncio do clima que poderá cercar uma eventual semifinal da Libertadores, caso os mineiros consigam uma classificação heroica.

Ficha técnica

Palmeiras 2x0 Colo-Colo

Estádio: Allianz Parque, em São Paulo

Público: 37.950 pagantes

Renda: R$ 3.724.211,46

Juiz: Wilmar Roldán (Colômbia)

Cartões amarelos: Zaldivia (Colo-Colo)

Gols: Dudu, aos 36min do primeiro tempo, e Borja, aos 7min do segundo tempo

Palmeiras: Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena, Victor Luís; Bruno Henrique, Thiago Santos, Moisés; Dudu (Hyoran), Willian (Jean), Borja (Deyverson). T.: Luiz Felipe Scolari

Colo-Colo: Orión; Zaldivia, Barroso (Morales), Insaurralde; Opazo, Baeza (Campos), Carmona (Pinares), Pavez, Suazo; Valdivia, Barrios. T.: Héctor Tapia