Número de vitórias e saldo de gols

Por Tom Barros

O número de pontos é, a rigor, o que na maioria dos casos define a classificação para ascensão e queda no Campeonato Brasileiro. Mas, quando os times estão muito próximos, há que se levar em conta o número de vitórias e o saldo de gols, segundo e terceiro critérios de avaliação final. No momento, o Ceará tem nove vitórias, o Sport tem dez, o Vitória tem nove. No saldo de gols, o Ceará tem (- 6), o Sport (- 21), o Vitória (-22). Esses três times podem a qualquer momento alternar entradas e saídas da zona de rebaixamento, razão por que daqui para frente muitas serão as apreensões. Esse o motivo pelo qual a derrota para o Sport trouxe inquietações a Porangabuçu. Um empate teria dado um ponto a mais, dando ao Ceará margem mais segura. Por essa razão, a vitória sobre o Internacional tornou-se mais necessária. Como o Ceará tem surpreendido ao jogar com os chamados gigantes do futebol brasileiro, certamente se espera do Vozão uma atuação capaz de, ao mesmo tempo, apagar a má impressão deixada na Ilha do Retiro e trazer a retomada das exibições convincentes. Isso sem perder de vista o número de vitórias e o saldo de gols. 

Foi no saldo
Na Série A do ano passado, o Vitória escapou do rebaixamento pelo terceiro critério de desempate. Terminou com o mesmo número de pontos do Coritiba (43), o mesmo número de vitórias (11), mas levou vantagem no saldo de gols. O Vitória tinha saldo negativo (-8) e o Coritiba tinha saldo negativo (-9). Portanto, é um critério que tem de ser olhado com muita atenção.


Preferência
Entre Cardona, Ricardinho e Pedro Ken, opino a favor de Ricardinho. Motivo simples: ainda vejo Ken sem ritmo, o que é muito natural em razão do longo tempo que passou fora do time. Cardona, que teve boas apresentações logo que aqui chegou, também está voltando agora. Ricardinho, apesar de ter ficado certo tempo como reserva, parece-me mais no ponto para as condições exigidas.
Expectativa
A espera por um título é sempre acompanhada de muita ansiedade. Por maior vantagem que o time tenha, há sempre o medo de alguma coisa não dar certo. No caso do Fortaleza, pela diferença já alcançada, só mesmo a zebra das zebras poderá evitar o título do Leão. 

Pílulas

Motivação
A confiança na conquista do Fortaleza decorre de uma observação muito simples: não vejo nenhum time superior ao Fortaleza. Quando muito, alguns conseguem certo equilíbrio, mas disso não passa. Apontem-me um time melhor que o Fortaleza na Série B. Não há.

Inverso
É fácil entender a colocação que faço. Se o Fortaleza, com a ótima margem que tem, ainda apresenta certos receios, imaginem os que estão atrás como CSA, Goiás e Avaí. Basta inverter a colocação para ver como difícil está para os concorrente, não para o Leão.