Líder da Série B na 30ª rodada conquistou o título em 81% das vezes

O Fortaleza ocupa a ponta da tabela com 53 pontos somados restando nove jogos para o término do campeonato

No Pici, o objetivo máximo da temporada do Fortaleza é o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro. Disso ninguém tem dúvidas, afinal de contas estamos falando do ano do centenário do clube. No entanto, o desempenho no certame foi tão avassalador - com o Leão sendo o melhor mandante e líder desde a terceira rodada da Segundona - que o Tricolor pode sim sonhar com o primeiro título nacional. 

A história também contribui para os comandados de Ceni pensarem na taça. Desde a implantação dos pontos corridos no Campeonato Brasileiro, em 2006, o time que ocupou a liderança na 30ª rodada da Série B foi campeão em 81% das vezes. A regra também se aplica aos integrantes do G4, que não sofrem alteração em 45% dos casos quando restam nove partidas para o término do certame.

Quando a base dos cálculos se aplica apenas a primeira posição, os números são ainda mais favoráveis ao líder, que sempre garantiu vaga na elite do futebol brasileiro do ano seguinte. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Fortaleza tem 97% de chances de subir para a Série A e 61,6% de ser campeão, percentual esse que é superior a somatória de todas as demais equipes do G-4: Goiás (24%), CSA (5,8%) e Avaí (2,9%).

Próxima partida

Ocupando a liderança da Série B com 53 pontos, o Fortaleza volta a entrar em campo na próxima sexta-feira (5), às 20h30, diante do Brasil/RS, em Pelotas. No primeiro turno, o Leão bateu os xavantes por 2 a 0 na Arena Castelão, ainda pela 8ª rodada, com gols de Jussani e Dodô. 

Apesar de brigar na parte de baixo da tabela, o time gaúcho venceu a Ponte Preta em São Paulo por 1 a 0, com gol de Welinton Júnior, pela 29ª rodada. O Brasil está na 15ª posição com 34 pontos, três a mais que o Paysandu, primeiro integrante do Z4. 


Assuntos Relacionados