Fortaleza pode cravar o acesso à Série A no próximo sábado (3); saiba como

Leão entra em campo contra o Atlético/GO, fora de casa, em jogo válido pela 34ª rodada

O resultado não foi o esperado para os mais de 50 mil torcedores que acompanharam o empate entre Fortaleza e Ponte Preta, nesta sexta-feira (27), na Arena Castelão. Todavia, a festa nas arquibancadas já serviu de ensaio para o que pode acontecer já na próxima rodada: o retorno do Tricor de Aço para a elite do futebol brasileiro após 12 anos.

A conta é simples para o Leão. Na liderança da Série B com 61 pontos, o time agora depende de uma vitória sobre o Atlético/GO no sábado (3), em Goiânia, para selar o acesso restando cinco jogos para o término do Campeonato Brasileiro. Vale ressaltar que o Fortaleza também precisa que Vila Nova (5º) e Londrina (6º) empatem ou percam o próximo jogo no certame, quando encaram Paysandu e Avaí, respectivamente.

Resumindo, veja os passos do Leão para o acesso no sábado (3)

Passo 1
Vitória do Fortaleza contra o Atlético/GO, em Goiânia (GO) 

Passo 2
Empate ou derrota do Londrina contra o Avaí, em Florianópolis (SC)

Passo 3
Empate ou derrota do Vila Nova contra o Paysandu, em Goiânia (GO)

Com a combinação de resultados, mesmo que o Leão não conquiste mais nenhuma vitória nos jogos finais da Série B - quando enfrenta CSA, Avaí, Juventude e Coritiba -, o Fortaleza garante pelo menos a última vaga do G-4 e sobe para a 1ª divisão. Segundo o site "Chance de Gol", o Tricolor tem 99,97% de regressar à Série A.    

A vantagem é tanta que, independente dos adversários listados vencerem suas partidas na 34ª rodada, o Fortaleza vai precisar somar só mais um ponto para garantir a permanência entre os quatro primeiros colocados até o final do Campeonato Brasileiro. Outro detalhe curioso é que a equipe treinada por Rogério Ceni pode fazer a melhor campanha da história de um clube nordestino na era dos pontos corridos da Série B, formato implantado em 2006. 

Neste período, América/RN, Bahia, Ceará, Náutico, Santa Cruz, Sport, Vitória conseguiram o acesso, mas nenhum se sagrou campeão. Dos sete clubes da região, a melhor campanha ficou com o rubro-negro baiano, que somou 71 pontos em 2012 e alcançou o acesso na 4ª colocação.