Familiares de vítimas da Chapecoense chegam à Bolívia para cobrar indenização

Eles vão se reunir nos próximos dias com autoridades do país e ex-funcionários da LaMia, empresa aérea responsável pelo voo que matou 71 pessoas há quase dois anos

Familiares das vítimas do trágico acidente aéreo da Chapecoense em 2016 desembarcaram na Bolívia, nesta quinta-feira (4), para cobrar o pagamento de uma indenização. Eles vão se reunir nos próximos dias com autoridades do país e ex-funcionários da LaMia, empresa aérea responsável pelo voo que matou 71 pessoas há quase dois anos.

De acordo com o advogado que encabeça a delegação que foi à Bolívia e representa os familiares das vítimas, Josmeyr Oliveira "nenhum peso" da indenização foi pago até o momento. Ele está na cidade de Santa Cruz de la Sierra, ao leste de La Paz, onde operava a LaMia.

Josmeyr explicou que vai se reunir com autoridades da Direção de Aeronáutica Civil da Bolívia, com a seguradora Bisa Seguros e com ex-funcionários da LaMia para conseguir a indenização às famílias pela perda de seus entes. Afinal, no dia 28 de novembro vence o prazo para protocolar uma ação com o pedido pelo pagamento.

A LaMia tinha um contrato com a Bisa Seguros, que, por sua vez, afirmou no ano passado que o vínculo entre as partes havia vencido e, portanto, não tinha qualquer relação contratual direta com a Chapecoense. É este o impasse que Josmeyr e os familiares esperam resolver com a visita.

Na madrugada de 28 para 29 de novembro de 2016, a delegação da Chapecoense viajava para Medellín, na Colômbia, onde enfrentaria o Atlético Nacional pela final da Copa Sul-Americana, quando o avião caiu nas proximidades da cidade, matando 71 pessoas. Uma investigação da polícia colombiana concluiu que o acidente aconteceu por falta de combustível no voo da LaMia.