Ceará perde para São Paulo e acaba sequência de invencibilidade de cinco jogos

Na vice-lanterna do Brasileirão, Vovô está a quatro pontos da Chapecoense, primeiro fora do Z4

No duelo de extremos na Série A, melhor para o líder São Paulo, que bateu o vice-lanterna Ceará por 1 a 0, na manhã deste domingo (26). O gol de Bruno Peres na etapa final fez a festa dos 57.323 torcedores no Morumbi.

 

O resultado interrompe uma série de cinco jogos de invencibilidade do time de Lisca. Com 17 pontos somados (3V/8E/8D), o Alvinegro também estava há dois jogos sem ter a defesa vazada. Para não se distanciar dos times fora do Z4 - o primeiro é o Chapecoense (21) - o Vovô regressa à capital cearense, onde enfrenta o Bahia já na próxima quarta (29), às 19h15, no PV. A partida é atrasada, válida pela 15ª rodada. 

Já para o São Paulo, a vitória conquistada foi importante na manutenção da ponta da tabela. Com 45 pontos (13V/6E/2D), o Tricolor segue sem perder dentro de casa - são 10 jogos no Morumbi, sendo oito vitórias e dois empates. Na rodada seguinte, os comandados de Diego Aguirre encaram o Fluminense no próximo domingo (2), às 16h, novamente sobre seus domínios.

Primeiro tempo

O roteiro da partida já estava desenhado: pressão tricolor e retranca alvinegra. Com a bola rolando, nada diferente. O São Paulo jogou dentro do campo defensivo do Ceará, girou a bola com velocidade, buscou o gol e não sofreu sequer um contra-ataque.

O grande momento da partida então aconteceu aos 12. Em um único lance, Rojas, Reinaldo e Everton pararam nas intervenções do goleiro alvinegro, grande nome da equipe na temporada. Enquanto isso, com duas linhas de marcação, o Alvinegro só se defendeu. 

O domínio se manteve no restante da partida, mas não era revertido em grandes lances. Apesar de finalizar 10 vezes contra apenas uma do Vovô, o São Paulo não encontrava espaço para o arremate perfeito, sempre dependendo de bolas alçadas na área. A estratégia do time de Lisca surtiu efeito e parou o líder na primeira etapa.  

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o São Paulo permaneceu encurralando o Vovô, chegando a deixar brechas para o Vovô. Éverson foi novamente peça chave, defendendo arremates de Nenê e Luan nos 15 primeiros minutos.

Apesar de atuar na retranca, quis o destino que o Ceará tivesse uma chance de gol iminente: Leandro Carvalho driblou dois marcadores, tabelou com Arthur e ficou livre com Sidão, mas finalizou fraco para defesa do goleiro.

O placar então foi inaugurada pelo time que mais brigou. Em contra-ataque rápido, Diego Souza recebeu de Reinaldo e só rolou para Bruno Peres bater na saída de Everson, aos 32. O gol deixou o jogo mais nervoso, com os atletas discutindo muito em campo. Em uma dessas, Leandro Carvalho perdeu a cabeça, mas foi com o árbitro Wagner Rewaye acabou recebendo cartão vermelho direto

Com um a mais, o São Paulo cansou de desperdiçar chances. Lisca até mandou Reina e Felipe Azevedo a campo, mas a ineficiência seguiu. O Ceará então caiu, só que foi para o líder. A luta pelo título e rebaixamento segue em aberto no Brasileirão.

Ficha Técnica

São Paulo 1x0 Ceará

Competição: 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data: 26/08/2018

Horário: 11h

Local: Estádio Morumbi, na capital paulista.

Árbitro:Wagner Reway (MT)

Assistentes: Alessandro Rocha (BA) e Eduardo Gonçalves (MS)

Gols: Bruno Peres - 32´/2º T (1-0)

Cartões amarelo: Jucilei (S), Nenê (S), Everton (S), Arthur (C), Edinho (C), Reina (C), Ricardinho (C) e Éverson (C).  

Cartão vermelho: Leandro Carvalho

São Paulo: Sidão; Reinaldo; Bruno Alves, Anderson Martins e Bruno Pires; Jucilei, Luan (Shaylon) e Nenê; Everton (Régis), Diego Souza (Carneiro) e Rojas. O técnico é Diego Aguirre.

Ceará: Éverson; Fabinho, Luiz Otávio, Tiago Alves e João Lucas; Edinho (Pedro Ken), Richardson e Ricardinho (Reina); Calyson (Felipe Azevedo), Arthur e Leandro Carvalho. O treinador é Lisca.