Barcelona quer se afastar de Ronaldinho por causa de Bolsonaro

De acordo com periódico espanhol, o clube crê que o apoio ao candidato é incompatível com os valores da entidade

O diário Sport, da Catalunha, publica nesta terça-feira (16) que o Barcelona decidiu se afastar da imagem de Ronaldinho Gaúcho por causa do apoio do ex-jogador à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência do Brasil. 

Embaixador do Barcelona, Ronaldinho postou, em sua conta no Instagram, imagem de costas, usando uma camisa da seleção brasileira com o número 17, o mesmo de Bolsonaro, e o texto: "Por um Brasil melhor, desejo paz, segurança e alguém que nos devolva a alegria. Eu escolhi viver no Brasil, e quero um Brasil melhor para todos!!!".

Ronaldinho Gaúcho é considerado um dos maiores jogadores da história do Barcelona, onde venceu a Liga dos Campeões de 2006. Como embaixador do clube, ele participa de eventos e joga amistosos do elenco de "lendas" da equipe catalã e é remunerado por isso.

"A questão que o clube viu com preocupação não é se posicionar e pedir o voto democraticamente, mas dar o voto em posições totalitárias contrárias à defesa dos direitos humanos, independente de qual acabará sendo a sua ação de governo", disse a publicação sobre a opinião do clube.
De acordo com o Sport, o Barcelona crê que o apoio a Bolsonaro é incompatível "com os valores da entidade". A intenção é a partir de agora diminuir a presença do brasileiro em eventos institucionais, sejam de patrocinadores ou partidas das lendas. 
A reportagem tentou entrar em contato com Roberto de Assis Moreira, irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho, mas seu celular está na caixa postal. A reportagem enviou mensagem para a assessoria de imprensa solicitando um comentário oficial sobre o assunto, mas ainda não obteve resposta.

A 'sanção' não ficará restrita a Ronaldinho. Rivaldo, que também participa esporadicamente de eventos, também será afastado das ações do clube.