Lewis Hamilton vence na Espanha e amplia vantagem

O piloto britânico Lewis Hamilton coroou nesse domingo o seu excelente final de semana com uma tranquila vitória no Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1. Largou na pole, perdeu a ponta somente quando parou nos boxes e triunfou com facilidade no Circuito da Catalunha, sem dar qualquer chance aos rivais. Foi a segunda vitória consecutiva de Hamilton na temporada e na prova espanhola.

O resultado foi ainda mais perfeito à Mercedes porque o finlandês Valtteri Bottas, depois de perder na largada a segunda posição para o alemão Sebastian Vettel, contou com um erro de estratégia da Ferrari para terminar atrás de Hamilton. O pódio teve ainda a presença do holandês Max Verstappen, após a Red Bull trabalhar melhor as paradas nos boxes.

Vettel, em quarto, e Daniel Ricciardo, em quinto, completaram a lista dos cinco primeiros do GP da Espanha, etapa que teve total domínio da Mercedes durante o final de semana. Antes da dobradinha no pódio, a equipe liderara todos os treinos anteriores. Assim, com o bom resultado, sacramentou a liderança na tabela de classificação.

Campeão em 2017, Hamilton ampliou a vantagem na liderança geral, agora com 95 pontos, enquanto Vettel é o segundo com 78. Em seguida vem Bottas, com 58, e Räikkönen, com 48.

Reconhecimento

"Eu não poderia ter feito nada sem esse time incrível. Hoje (domingo) eu senti uma sinergia com o carro, algo que não havia sentido ainda neste ano", pontuou o líder da temporada. "Estou realmente feliz. Disse que queria vir aqui e ganhar da maneira que ganhei. Quando cruzei a linha, fiquei feliz por ter feito o que planejei", disse Hamilton ao final da corrida.

Segundo colocado na prova, resultado que garantiu a dobradinha da Mercedes no pódio, o finlandês Valtteri Bottas também enalteceu o momento da equipe. "Claro que gostaria de lutar pela vitória, mas, para o time, foi uma ótima corrida. O time foi perfeito na estratégia. Nunca acreditei que pudéssemos fazer uma parada, mas conseguimos, então estou feliz".