Leão é líder e garante vaga na semifinal

Legenda:
Foto:

O Fortaleza sofreu no segundo tempo com o time do Maranguape e a chuva forte que caiu no Alcides Santos

Em jogo disputado em um campo quase impraticável para a prática do futebol - o Alcides Santos -, o Fortaleza passou um sufoco tremendo no segundo tempo, mas, mesmo assim, venceu o Maranguape por 3x2 e garantiu a sua classificação às semifinais do 2º turno do Estadual.

No primeiro tempo, quando o campo estava apenas enlameado, mas ainda sem chuva, o Leão desempenhou um excelente futebol. A defesa se comportava bem e o meio-campo despontava como o grande destaque da partida. Os meias Cleisson e Rodrigo Mendes articulavam as principais jogadas e envolviam a marcação do Maranguape, até com facilidade.

O Tricolor chegou ao primeiro gol aos 13 minutos. Marcelo Nicácio foi lançado na ponta-direita, driblou o marcador e cruzou. A zaga rebateu. O lateral Maisena vinha na corrida e aproveitou a sobra para encher o pé e marcar 1x0. A meia cancha do time orientado por Mirandinha continuou tocando bem a bola e criando situações de perigo. O curioso é que, mesmo sem o domínio de bola, o Maranguape sempre rondava a área adversária. O meia Panda, com seu chute forte de longa distância, vez por outra mandava uma bomba de longe, forçando a perícia do goleiro Douglas, do Leão.

Antes mesmo da chuva, o piso do Alcides Santos estava escorregadio e isso atrapalhou muitas tabelas de lado a lado.

Ainda no primeiro tempo, o Tricolor chegou ao segundo gol. Na seqüência de uma troca de passes, Bambam cruzou na área e Cleisson finalizou: 2x0. Aos 35 minutos, Bambam recebeu na área e chutou de esquerda. A bola bateu na trave esquerda e entrou: 3x0.

O goleiro Douglas ainda salvou um chute bem colocado de Carlos Alberto aos 37 minutos. A equipe tricolor conseguiu os três gols só na etapa inicial.

Segundo tempo

Os problemas começaram no segundo tempo, à partir dos 9 minutos, quando a chuva forte começou a cair. Foram formadas grandes poças d´água. O jogo se transformou em uma espécie de futebol aquático. E com as saídas de Rodrigo Mendes e Cleisson o time arriou. O Maranguape começou a tirar proveito e aos 31 minutos, Carlinhos encobriu o goleiro e diminuiu para 1x3. Aos 39, a bola parou diante de Douglas e Júnior Mota fez o segundo do Maranguape, que pressionou com bolas alçadas na área. Os maranguapenses mostraram maior desenvoltura em jogar em gramados encharcados e com isso quase tirou proveito da situação. A torcida esperou ansiosamente o apito final em 3x2.

IVAN BEZERRA
Repórter

FICHA TÉCNICA

Fortaleza 3
Douglas; Maisena, Gilmak, Sílvio e Guto; Álvaro, Cleisson (Alex Maranhão), Bismarck (Sidnei) e Rodrigo Mendes (Danilo); Marcelo Nicácio e Bambam. Técnico: Mirandinha

Maranguape 2
Renato; Sérgio, Carlinhos, Netinho e Joãozinho; Non, Piter (Jardel), Panda e Paulinho (Jerson); Carlos Alberto e Danilo Pitbull (Júnior Mota). Técnico: Júlio Araújo

Competição - Campeonato Cearense 2º turno. Estádio - Alcides Santos, no Pici. Data - 31 de março de 2009. Árbitro - Marco Antônio Sampaio. Assistentes - Armando Lopes e Alessandro Magno. Renda - R$ 21.750,00 . Público - 1.569 pagantes. Gols - Maisena 13min, Cleisson 32min e Bambam 35min do 1º tempo; Carlinhos 31min e Júnior Mota 39min do 2º tem. Cartões amarelos - Álvaro, Gilmak, Bambam, Non e Panda.

CAMPEONATO CEARENSE
Classificação do 2º turno

Clubes PG J V
1º Fortaleza 18 8 6
2º Guarany 16 8 5
3º Ferroviário 14 8 4
4º Ceará 13 7 4
5º Boa Viagem 11 8 3
6º Maranguape 11 8 2
7º Quixadá 10 8 3
8º Icasa 7 7 2
9º Itapipoca 4 7 1
10º Horizonte 2 7 0