Leão apresenta dois e confirma argentinos

Legenda:
Foto:

Uma ocasião propícia para apresentar os jogadores foi a presença do torcedor em bom número no Alcides Santos

A cada dia, chegam novos jogadores para reforçar o elenco do Fortaleza, em preparativos para as diversas competições que acontecerão no ano de 2009. Ontem, foi a vez de dois volantes serem apresentados à torcida. Seus nomes são Álvaro e Coutinho. O primeiro chegou quando o amistoso contra o Uniclinic estava em andamento, enquanto o segundo participou de treino físico.

O Leão tem procurado, em sua maioria, jogadores com o estilo do futebol gaúcho, no qual se enquadra o volante Álvaro, que inclusive jogou com Beckham em Los Angeles, nos Estados Unidos. “Meu estilo é a marcação forte e espero contribuir com essa minha característica para o Fortaleza atingir seus objetivos em 2009”, disse o cabeça-de-área Álvaro. No futebol brasileiro, Álvaro jogou pelo Internacional de Porto Alegre, enquanto Coutinho tem passagens pelo Vasco e Criciúma. Eis alguns detalhes do perfil dos dois atletas: Sobre Coutinho - Nome: Rafael Coutinho Barcellos dos Santos (Coutinho). Data de Nascimento: 07/03/1984 (24 anos). Naturalidade: Macaé/RJ. Altura: 1,73 m. Peso: 73 kg. Clubes anteriores: Vasco/RJ (2003/2004), Estrela Amadora-Portugal (2005/2006), Vasco/RJ (2006), Ipatinga/MG (2007), Botafogo/RJ (2008) e Criciúma/SC (2008). “Sou um volante que sai mais para o jogo”, disse o volante Coutinho.

Nome: Álvaro Henrique Alves Pires (Álvaro). Data de Nascimento: 11/03/1985 (23 anos). Naturalidade: Jardinópolis/SP. Altura: 1,82 m. Peso: 85 kg. Clubes anteriores: Internacional/RS (2004/2006), Joinville/SC (2007), Spartak Nalchik-Rússia (2007/2008), Los Angeles Galaxy/Estados Unidos (2008), onde atuou com o ídolo Beckham. O atleta Álvaro colocou a camisa e deu uma volta perto do alambrado, recebendo os aplausos da torcida do Fortaleza.

Pelaipe

Outra novidade para a torcida do Tricolor cearense foi a chegada do novo gerente geral, Paulo Pelaipe. Devido aos seus contatos no futebol nacional e internacional, poderá indicar jogadores que se enquadrem no perfil financeiro e técnico do treinador Casemiro Mior. Durante o mês de janeiro, ele ficará viajando periodicamente ao Rio Grande do Sul, até completar a sua transição do futebol gaúcho para o cearense.

Com a chegada de Paulo Pelaipe, a imprensa ficou sabendo dos nomes dos dois jogadores argentinos que virão defender o Leão do Pici nesse ano.

Os argentinos são os seguintes: Souto Maior, zagueiro-central, cujo nome completo é Jorge Souto Maior. Ele nasceu em 29 de março de 1988 e teve a base de sua formação no futebol, atuando pelo River Plate. Ele tem 1,80 metros de estatura e pesa 70 kg. De 2003 a 2007, esteve no River Plate. De 2007 a 2008 ele atuou pelo La Serena, do Chile. Jonathan Guerazar nasceu em 1º de abril de 1990. Jogou pelo San Felipe, em 2007 e em 2008 esteve no Nubelense, do Chile.

COPA SÃO PAULO
Fortaleza estréia com vitória sobre baianos

Tricolor cearense lidera o Grupo F com três pontos seguido pelo Taboão da Serra nos critérios de desempate

Taboão da Serra. Na manhã deste domingo, o Fortaleza venceu o Vitória (BA) por 3 a 2 e assumiu a liderança do Grupo F. No outro jogo da chave, o Taboão da Serra, time que joga em casa, bateu o Rio Preto por 1 a 0. Agora, o Fortaleza está na liderança nos critérios de desempate. Em seguida vem o Taboão e depois Vitória e Rio Preto, na terceira e quarta posição, respectivamente.

O jogo entre Fortaleza e Vitória teve desde o início o controle dos cearenses, que acabaram o primeiro tempo vencendo por 2 a 0, com gols de Bambam e Adaílton. Os baianos conseguiram descontar com Juan, mas logo depois Marlon ampliou para o Tricolor. Ainda deu tempo de Carlos André diminuir para o Rubro -negro baiano.

Na outra partida, o Taboão fez prevalecer o fato de estar jogando em seus domínios (todos os jogos do grupo F serão realizados na cidade de Taboão da Serra) e venceu o Rio Preto por 1 a 0, gol de Felipe, aos 27 minutos do segundo tempo. No próximo dia 7 as equipes do grupo F entram em campo novamente. O time da casa enfrenta o líder Fortaleza às 14 horas, e o lanterna Rio Preto pega o Vitória às 16 horas.

ABC lidera

Apesar de ter dominado toda partida, o Flamengo não conseguiu sair do empate por 1 a 1 com a União Barbarense em sua estréia na Copa São Paulo de Juniores. Quem se beneficiou deste resultado foi o ABC/RN, que também neste domingo, derrotou o SEV-Hortolândia por 2 a 1 e lidera o Grupo E com gols de Jackson e Eduardo para derrotar o SEV-Hortolândia, que descontou com Adrianinho.

O Flamengo pressionou a União Barbarense desde o início da partida, mas foi o time paulista que abriu o marcador. Aos 45 minutos do primeiro tempo, Sthanner Klinsmann invadiu a área pela direita e bateu cruzado para marcar.

O Flamengo conseguiu chegar ao empate logo no início do segundo tempo. Aos cinco minutos, Bruno Paulo recebeu na linha de fundo, cortou um adversário e chutou de canhota, contando com um desviou para matar o goleiro adversário.

COM ESTÁDIO CHEIO
Novo Tricolor goleia o Uniclinic no Alcides Santos

Os jogadores do Fortaleza mostraram muita raça, mas ainda é cedo para se fazer uma avaliação técnica do grupo

Passado pouco mais de um mês sem atuar diante de sua torcida, o Fortaleza realizou ontem à tarde no Estádio Alcides Santos, o primeiro amistoso do ano, contra o Uniclinic, em preparativos para o Campeonato Cearense de 2009. E os novos jogadores fizeram uma exibição ao menos esforçada, a qual melhorou no segundo tempo, com as substituições feitas pelo técnico Casemiro Mior. Resultado: Leão 4x0.

Não foi um amistoso de camaradas. Os jogadores se revezaram em jogadas até violentas pela posse de bola. Mas, aos 9 minutos, Eusébio, jogando de meia, cruzou e Cleiton antecipou os zagueiros, chutando para as redes: 1x0.

O Fortaleza utilizava três armadores, Eusébio, Wanderley e Rodrigo Brasília. Pode-se dizer que os novatos deixaram boa impressão, o que é positivo para o trabalho a ser realizado.

Eusébio

O atleta Eusébio, que na Série B de 2008 atuou como lateral-esquerdo, chamou para si a responsabilidade de ser o meia-esquerda e pelo menos mostrou muito empenho. Aos 22 minutos, ele cobrou uma falta, a bola desviou no zagueiro Lúcio e entrou. O árbitro deu gol de Eusébio. O Tricolor continuou a marcar gols no segundo tempo. Aos 21 minutos, Nerylon bateu para a meta, o goleiro rebateu e o zagueiro Lúcio marcou contra: 3x0. O quarto gol veio aos 38 minutos. Pio cobrou falta, a bola bateu no morrinho e enganou o goleiro Álex: 4x0.

O Fortaleza atuou com a seguinte formação: Douglas (Raul); Élvis (Nerylon), Gilmak (Marcelo), Rodrigo Vigo (Basílio) e Guto (Paulo Rogério); Leandro (Jô), Chileno (Zé Carlos), Rodrigo Brasília (Giovani) e Wanderley (Cacau); Cleiton (Nenê) e Eusébio (Pio). Técnico: Casemiro Mior.

Uniclinic - Claudevam (Álex); Alexandre (Valdemir), Lúcio (Patrick), Douglas (Nonato) e Daniel (Alex); Lito (Lismar), Ademir (Marquinhos), Gil (Vítor Maciel), Marquinhos Paulista (Gilberto); Jailson e Paulinho (Marcinho). Técnico: Daniel Frasson.

O trio foi do quadro de árbitros da CEAF. Edson Galvão apitou, com as assistências de Marcione Ribeiro e Cristiano Arruda. Renda: R$ 18.335,00. Público pagante: 2.004, afora 400 sócios-torcedores.

IVAN BEZERRA
Repórter