Dimas Filgueiras é o novo técnico do Ceará

Legenda:
Foto:
Basta uma missão difícil surgir na vida do Ceará para o eterno ´Soldado Alvinegro´ ser convocado a resolvê-la. Pela 40ª vez, Dimas Filgueiras será o técnico e terá sete jogos para evitar o rebaixamento

O "Soldado" não resistiu a mais uma convocação para uma difícil missão à frente do Ceará. Como um fiel escudeiro que não se omite nas horas mais difíceis, Dimas Filgueiras aceitou o pedido da diretoria alvinegra para comandar o Alvinegro nos sete últimos jogos do Brasileirão com o objetivo de evitar o rebaixamento.

Com a queda de Estevam Soares no domingo, que não resistiu ao ingresso na zona de descenso, Dimas foi logo contactado pela diretoria alvinegra. Ele pediu um tempo para pensar. Afinal, após 39 anos de clube, assumir essa nova missão seria um risco grande. Dimas chegou a Porangabuçu em 1972 como atleta e iniciou a trajetória de técnico dez anos depois. Ao fim, era o comandante do Vovô no Estadual-2011. Mas, por imensa pressão da torcida, deixou o cargo.

Mas Dimas aceitou. Em uma nova reunião, ontem à tarde, o Soldado disse sim ao presidente Evandro Leitão, que não escondeu que o técnico era sua primeira opção. "Dimas é o nome ideal para o momento, por conhecer como ninguém o Ceará e o elenco", declarou o mandatário.

Quando da saída de Dimas Filgueiras do clube no primeiro semestre, durante as disputas do cearense mesmo sagrando-se campeão do 1ª turno, Evandro declarou que a diretoria nunca quis que Dimas saísse. "Formamos um time para sermos campeões cearense, ele iniciou um trabalho, mas saiu com dois terços do campeonato, tamanha a pressão da torcida após três resultados negativos. A saída dele era inevitável. Ele tem 70% do título estadual. Com técnicos da casa, a paciência é bem menor, parece que não pode perder um jogo", desabafou Evandro.

Dimas iniciou 2011 como treinador do Vovô após manter o clube na Série A no ano anterior e classificá-lo para a Copa Sul-Americana. Em 2010, a pressão por resultados também era imensa após os trabalhos de Estevam Soares e Mário Sérgio, que deixaram o clube em situação perigosa na competição. Mas com Dimas, o time reagiu, vencendo quatro jogos, empatando dez e perdendo quatro.

Só que, mesmo vencendo o 1º turno do Estadual em 2011 em cima do Fortaleza, perdeu duas partidas no returno - para Guarani de Juazeiro e Fortaleza - e a pressão da torcida aumentou. Alegando problemas de saúde, Dimas deixou o clube na vitória de 4 a 0 contra o Crato, no dia 2 de abril, no Domingão, ajudando na transição do novo técnico Vágner Mancini, que se sagraria campeão do returno e "arrastão" cearense.

Apresentação

Dimas já comandará seu primeiro treino hoje pela manhã e será apresentado à tarde.

O técnico terá quatro dias para preparar o Ceará para o jogo de sábado, contra o Fluminense, no PV.
saiba mais

Prestígio

Dimas assume o Ceará com apoio da torcida. Seu nome foi o preferido em todas as enquetes da imprensa sobre o novo técnico. Até quando uma torcida organizada protestou durante um treino no Vovozão na semana passada, Dimas foi lembrado com adoração

Liberados

Na tarde de ontem, Michel, João Marcos e Roger foram absolvidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva respondendo pelas expulsões contra o Atlético Mineiro, no dia 2. Com isso, apenas João Marcos não poderá enfrentar o Flu no sábado, pois está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em consulta às sumulas dos jogos do Ceará, Washington tem apenas dois cartões, portanto, poderá atuar

TREINADOR
Elenco aprova a escolha

Embora a saída de Estevam Soares tenha pego o elenco do Ceará de surpresa, a chegada de Dimas Filgueiras foi vista com bons olhos pelos jogadores.

Isso porque a maioria do elenco trabalhou com Dimas em 2010. Neste ano, também conquistaram o 1º turno do Estadual e a dramática classificação para 2ª Fase da Copa do Brasil, com um gol do atacante Nicácio nos acréscimos, contra o Brasiliense no Castelão lotado. "Ficamos tristes pelo Estevam, mas felizes pelo Dimas. Ele ajudará muito com sua experiência no clube. O Dimas foi muito importante no ano passado na reação na Série A, e este ano, formando esse grupo forte. Com ele, podemos escrever uma nova história", declarou Marcelo Nicácio.

Já o volante Heleno resumiu o estilo de trabalho de Dimas Filgueiras. "Ele não inventa. Monta o time pelo que sabe do futebol e não procura fazer o que não sabe. Faz o simples".

Indagado sobre as possibilidades de Dimas no comando, o volante foi direto. "Ele tem que resolver. Está passando da hora. Esperamos que com ele a gente saia dessa situação o mais rápido possível. Com um novo técnico, todo elenco se motiva".

VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER