Ceará visita o Bahia em jogo crucial para suas pretensões na Série A

Com pelo menos 10 equipes lutando pela permanência na Série A, uma vitória hoje pode levar o Ceará para a 11ª colocação, sua melhor posição até então, e para a zona da Sul-Americana, mas uma derrota pode conduzi-lo de volta ao Z-4

O equilíbrio da tabela da Série A do Campeonato Brasileiro faz o Ceará olhar para cima e para baixo ao mesmo tempo, pensando nos dois objetivos que vislumbra restando 5 rodadas para o fim do certame nacional.

São, pelo menos, 10 clubes separados por 7 pontos - do Fluminense, 10º colocado com 41, ao América/MG, 19º com 34 - que transitam entre o sonho de estar na Copa Sul-Americana - o 13º colocado hoje teria vaga - e o pesadelo da luta contra o rebaixamento.

Em 14º com 38 pontos, o Vovô tem como primeira meta evitar o rebaixamento, mas sua colocação na tabela também o faz sonhar com vaga na Copa Sul-Americana.

E o cenário para a 34ª rodada da competição nacional não poderia ser mais ilustrativo neste sentido, quando o Vozão encara o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), às 20 horas (horário de Fortaleza).

Se vencer o confronto direto com os baianos por dois gols de diferença, o Ceará pode alcançar a 11ª colocação, sua melhor até então, e a zona da Sul-Americana. Mas uma derrota pode levá-lo para a 17ª posição, ou seja, de volta ao Z-4, posição que não ocupa há 4 rodadas.

Pontuação

A "gordura" de 3 pontos que o Vovô tinha antes da 33ª rodada acabou após a surpreendente vitória da Chapecoense contra o Santos, na segunda-feira, reduzindo para apenas 1 ponto a vantagem do time cearense para o Z-4.

Já um empate pode deixar tanto o Ceará na mesma posição, quanto deixá-lo no Z-4, mas tudo depende da combinação de resultados.

Por este cenário tão extremo, pontuar hoje (de preferência com vitória) em confronto direto é questão de sobrevivência para o Ceará.

Após o empate por 1 a 1 com o vice-líder Internacional, na Arena Castelão, no domingo, os alvinegros projetam mais 6 pontos para chegar aos 44 e manter o time na Série A. Embora seja uma meta arriscada, é possível a permanência com esta pontuação, já que confrontos diretos acontecerão até a 38ª rodada.

Sequência

Agora com dois jogos fora de casa, primeiro hoje contra o Bahia, e na segunda-feira, 19, diante do Fluminense, no Maracanã, o Vovô espera fazer valer sua força como visitante para encaminhar seu primeiro objetivo. O Alvinegro é o 9º melhor visitante da Série A, com destaque para as vitórias fora contra Flamengo e Cruzeiro.

"Será mais um confronto diretíssimo. Sabemos da importância do jogo contra o Bahia e buscaremos os pontos lá. Precisamos ainda somar pontos para ficarmos na Série A. Temos feito boas partidas fora de casa e não vamos só nos defender", declarou o zagueiro Luiz Otávio.

O jogo de hoje será o 4º encontro entre Ceará e Bahia em 2018. O Tricolor venceu dois jogos (um pela Copa do Nordeste e outro pela Série A, ambos com mando do Vovô) e o outro duelo foi empate, também pela Copa do Nordeste, em Salvador.

Para o confronto, o técnico Lisca deve contar com o zagueiro Tiago Alves, recuperado de dores musculares que o fizeram ser substituído no intervalo do jogo com o Inter. Caso o jogador seja vetado antes da partida, Valdo será o titular.

Quem deve ser poupado é Felipe Jonatan, já que o lateral-esquerdo está com fadiga muscular, entrando João Lucas.

Outra dúvida é a utilização de Ricardinho. O meia, autor do gol diante do Colorado, está desgastado fisicamente e pode dar lugar a Cardona.

No Bahia, o técnico Enderson Moreira não terá Nilton e Júnior Brumado, suspensos pelo 3º cartão amarelo.