Ceará vence, vibra e respira

Alvinegro faz o dever de casa ao vencer a Chapecoense, de virada, e sai da zona de rebaixamento

Legenda: Valdo comemora gol que deu início à reação alvinegra na partida diante da Chape
Foto: Fotos: JL Rosa

Abraçados, Lisca, os jogadores, a comissão técnica e o Vovô, mascote, montaram uma longa corrente, que caminhou do centro do gramado até a arquibancada, para saudar 28 mil vozes. Ouviram, em troca, um canto alto sobre incentivo, sobre raça e sobre uma torcida que não para de gritar. O Ceará também não parou de correr, não parou de tentar, não parou de vibrar a cada lance. Talvez a emoção do técnico Lisca, ao perceber a reação do time e o gol da virada alvinegra, resuma ainda melhor a bonita vitória alvinegra da noite de ontem (30), na Arena Castelão, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

> Lisca vê 11 pedreiras à frente, mas enaltece reação do time

Pela frente havia a destemida Chapecoense, também ameaçada pelo fantasma do rebaixamento, que começou o jogo arrendando o campo do Ceará. O primeiro tempo teve uma atuação forte dos visitantes, com pouca mobilidade do alvinegro para tocar a bola com qualidade e criar jogadas incisivas. Resume-se o entendimento com o gol da Chape, aos 34 minutos, após jogada pela esquerda do lateral Bruno Pacheco. O goleiro Everson espalmou para frente e o meia Doffo aproveitou a oportunidade, na falha da defesa. Do outro lado, nenhuma jogada representava ameaça ao goleiro Jandrei.

O intervalo foi fundamental para o time do técnico Lisca voltar com novo ânimo e mudar, de vez, a calmaria da área adversária. Aos dez minutos da etapa final, o zagueiro Valdo aproveitou toque de cabeça de Arthur, matou a bola na coxa e estufou as redes. O atacante alvinegro estava inspirado. Além do passe, queria mais. Três minutos depois, resolveu acreditar na jogada individual. Ganhou a primeira na disputa aérea no meio do campo, disparou pela ponta direita, invadiu a quina da área e encheu o pé contra Jandrei. Um chute seco, reto, alto. A virada levou ao chão torcedores, Lisca e a camisa do atacante, que levou amarelo pelo atrevimento. Ninguém reclamou. Lisca só chorava.

Daí em diante, o Ceará se impôs ainda mais, tocou a bola com calma, até nova arrancada pela direita, desta vez do atacante Leandro Carvalho, aos 31 minutos. Recebeu passe de Samuel Xavier rente à linha lateral, correu, driblou e chutou cruzado, por baixo de Jandrei. Ainda há muito a ser feito, a preço de hoje, o gol consolidou uma caminhada segura do Vovô para fora da zona da degola. Lisca enlouqueceu a torcida. O leitor pode parar por aqui. O resto do texto é frio, diferente da noite de ontem. São 38 pontos, 15ª colocação. Cruzeiro na 28ª rodada. Ainda sem data definida.

arte

foto