Eu podo, eles podam. E você, poda?

Marina Alcântara
do Portal Verdes Mares

- Podcasting!
- Pódi o quê? Que diabo é isso?

Se você não é um ´iniciado´ no universo da web, deve estar se fazendo esta mesma pergunta. Na verdade, podcasting é um troço bem simples. É uma espécie de blog com arquivos de áudio em mp3. A invenção, do americano Adam Curry (ex-VJ da MTV), possibilita a qualquer pessoa divulgar sons ou idéias na internet. Ou seja, você pode fazer seu próprio programa de rádio e disponibilizar na rede.

A novidade já fez adeptos em Fortaleza. Um grupo de amigos, viciados em música, resolveu se aventurar pela “podosfera”: Alisson Sellaro, Mário Quinderé, Charles Cadé, Danny Husk e Germano Vale, já possuíam um site sobre música, o www.plugitin.com.br, quando descobriram o podcasting. Como já trabalhavam com crítica de assuntos relacionados à música, perceberam a utilidade dos podcasts. “A impressão de ouvir é sempre maior que a de ler uma crítica, por melhor que esteja escrita”, explica Alisson Sellaro. Nos programas do Plug It In!, o locutor anuncia músicas, dá informações sobre bandas, faz críticas, lê e-mails dos ouvintes e acolhe pedidos de músicas.

Depois que disponibilizaram podcasts no site, o retorno e a participação dos leitores aumentou. Hoje, já existem 18 podcasts na página. Segundo Alisson, são cerca de seis mil visitas por mês ao site e 500 ouvintes por episódio.

Um desafio para quem trabalha com podcastings de programas musicais é a questão autoral. Por se tratar de um download de músicas em mp3, o podcast pode ser considerado uma forma de distribuição gratuita de música online. Mas isso não intimidou o Plug It In!. “Como a gente tem sorte de ter uma equipe ´multidisciplinar´, os advogados do grupo mencionaram que como a coisa ainda não está 100% regulamentada, não haveria muitos riscos legais, de modo que a gente tocou o podcast muitas vezes sem qualquer autorização do artista ou da gravadora”, confessa Sellaro.

Não é só de música que vive o podcasting. Existe podcast sobre quase tudo. Sexo, tecnologia, cinema e até reflexões de ilustres desconhecidos têm espaço nessas estações de rádio livre.

OUVIMOS E APROVAMOS

Podsexo - www.podbrasil.com.br/podcanais/podsexo
Apresentado por Diogo Lopes e Alicinha, o programa é muito bem feito. Com vinhetas, notícias sexuais, dicas de "etiqueta na cama", "contos eróticos" e ainda traz aquelas músicas estilo fundo musical de motel. Tudo com muito humor e sem apelação.

Sala de Cinemawww.portalsantiago.com
Podcast feito por André Santiago que traz notícias sobre cinema, comentários sobre os filmes em cartaz e os DVDs recém lançados. Na quinta-feira, tem edição especial que sugere programação de filmes do fim de semana.

Podflash com Amauri Jr. - www.podflash.com.br/site/
O podcast é bem parecido com o programa de TV do apresentador. O destaque são as entrevistas com as celebridades. Um dos podcast traz uma entrevista com Ziraldo, em um desabafo sobre a crise política.

OUVIMOS MAS NÃO INDICAMOS

Roda e avisa - www.usina.com/rodaeavisa
Podcast de René de Paula Júnior. Esse é o que se pode chamar de blog de adolescente migrado para o podcast. O autor faz reflexões e conta fatos pitorescos de sua vida. O som tem qualidade ruim e o conteúdo é…digamos assim, de pouco interesse público.

Podcast sobre Saúde e Beleza - Www.podbrasil.com.br/podcanais/podsaudebeleza
É apresentado por Cynthia Benini, aquela atriz ex-Casa dos Artistas, que apresentava notícias e cruzadas de pernas no jornal do SBT. No podcast, especialistas dão dicas de saúde preciosas. No último programa, um urologista afirmou que uma boa noite de sono pode favorecer o desempenho sexual de um homem.

DESVENDANDO O PODCASTING

Passo-a-passo 1: como fazer.

Primeiro você precisa de um bom microfone para gravar os programas no seu PC. Você também pode gravar no celular, em um mp3 player ou em um Palm top. Uma dica é fazer um roteiro antes de gravar o programa.

Depois de gravado você vai ter que editar. Para isso, pode usar programas como o Audacity (http://audacity.sourceforge.net/) ou Goldwave( http://www.goldwaving.com/downloads).

Agora você vai ter que enviar para a rede. Existem sites que hospedam o seu podcast como o brasileiro Locaweb.com ou o americano Godaddy.com

Importante gerar um arquivo em RSS (Real Simple Syndication). Esse arquivo vai informar a seus futuros ouvintes sempre que um programa novo for postado e, o melhor, o programa é automaticamente baixado no PC do cara. Pronto, agora é só esperar a fama!

Passo-a-passo 2: como ouvir.

Para ouvir um podcast você vai precisar de um programa agregador. Esse programa é que vai ler os arquivos RSS, aqueles que vão fazer todo o trabalho downloadiano por você. Um exemplo de programa agregador é o iPodder.

Você vai precisar de um programa que leia mp3. Um exemplo é o Windows Media Player. A novidade mais festejadas dos podcasts é que você pode ouví-los em qualquer tocador digital mp3. Então, você, garoto-antenado-século XXI, vai poder ouvir o seu radinho moderno, com os programas que você escolheu, em qualquer lugar. "Não é feitiçaria, é tecnologia", já dizia a sábia!