Primeira sala de projeção em IMAX será inaugurada dia 10

O equipamento será instalado em uma das salas do multiplex do UCI Ribeiro, no Shopping Iguatemi

O público cearense terá um ano cinematograficamente auspicioso em 2014. É o ano de expansão do circuito exibidor de Fortaleza, com a previsão de inauguração de pelo menos quatro novos complexos de projeção.

A segunda parte de "O Hobbit" figura na lista dos filmes que podem inaugurar a sala IMAX

O Grupo UCI Ribeiro - joint venture entre o brasileiro Grupo Cinemas Severiano Ribeiro e a UCI Cinemas Internacional, com sede no Reino Unido -, já conclui a instalação dos equipamentos de projeção e som da nova sala de número 8, do Shopping Iguatemi, escolhida para abrigar o sistema IMAX justamente por ser a maior do complexo, com 440 lugares. A reforma da sala está praticamente concluída. Faltam os arremates, como pintura, instalação de novos carpetes e limpeza.

Na verdade, a sala já ter sido inaugurada, mas houve atrasos no cronograma. Agora, o grupo trabalha com duas datas possíveis de inauguração: dia 10, próxima sexta, exibindo "O Hobbit - A Desolação de Smaug", de Peter Jackson, já em cartaz e praticamente em final de temporada, ou no dia 17, também uma sexta-feira, em cuja data estreiam duas animações: "Caminhando com Dinossauros", de Barry Cook e Neil Nightgale, e "Tarzan - a Evolução da Lenda", de Reinhardt Kloos, ambos produzidos em 3D.

No dia 24, estreia simultaneamente nos EUA e no Brasil, a aventura e ação "Frankenstein - entre e demônios", de Stuart Beattie, e, como foi produzido para os dois sistemas, 3D e IMAX, é provável que este seja o filme a inaugurar o equipamento. O outro filme em IMAX, "Jack Ryan - O Recruta das Sombras", de Kenneth Branagh, ainda não tem data de estreia no Brasil. O Multiplex UCI Ribeiro avança, em seguida, a reforma de três dos quatro cinemas do andar superior do complexo, as quais serão adaptadas para o formato de salas VIPs.

Ao mesmo tempo, a Cinépolis acelera a finalização de seu multiplex de cinco salas no North Shopping Jóquei. Ainda não há uma data fechada, mas o cronograma aponta para este mês de janeiro. O complexo não terá sala IMAX, mas todas serão com a tecnologia 3D.

Por sua vez, a UCI Cinemas estabelece que será em março a inauguração de seu complexo no Shopping Parangaba, sem a participação do parceiro nordestino, o Grupo Cinemas Severiano Ribeiro. Serão seis salas, pelo menos três com tecnologia digital e 3D.

Para o mês de outubro está marcado, para o dia 23, a inauguração do Riomar Shopping e a Cinépolis trabalha com a previsão de entregar a sala dentro da data. O complexo, com 12 salas, que terá três salas VIPs e outra com tecnologia idêntica ao IMAX, considera ainda mais moderna.

Também está anunciado para o mês de outubro, a inauguração do Shopping Jacarecanga Boulevard, que terá um complexo com cinco salas, cujo detentor o grupo Philomeno Gomes mantém em singilo, mas que há uma grande desconfiança de que seja, também, do grupo Cinépolis.

Pedro Martins Freire
Crítico de Cinema