Último capítulo da saga de Harry Potter sai no dia 21 de julho

Ler

LONDRES, INGLATERRA - Os fãs de Harry Potter terão que viver mais alguns meses de expectativa: o sétimo e último livro das aventuras do pequeno aprendiz de bruxo será lançado no mundo inteiro no dia 21 de julho, em versão inglesa.

A data do lançamento de "Harry Potter and the Deathly Hallows", o último livro da série criada pela escritora britânica J. K. Rowling, foi revelada nesta quinta-feira pela editora Bloomsbury. Os fãs do mago mais famoso do mundo terão, portanto, que aguardar mais seis meses para saber se seu herói vai morrer ou não. Este livro deve colocar um ponto final a uma série iniciada em 1997 com "Harry Potter e a Pedra Filosofal".

A criadora de Harry Potter havia revelado em junho numa entrevista à televisão britânica que dois personagens iriam morrer neste último livro, cujo capítulo final foi escrito "mais ou menos em 1990". "É preciso pagar o preço, trata-se aqui do mal absoluto. Não se suprime os personagens secundários, não é? O alvo é o herói", havia declarado J. K. Rowling.

Quando o jornalista lhe perguntou se ela pretendia matar Harry Potter, ela não quis responder, mas frisou que matar o herói de uma série permite garantir que ele não será ressucitado mais tarde por outro escritor.

A escritora milionária confessou que foi muito difícil terminar este último livro. "Quero muito terminar esse livro, mas ao mesmo tempo não tenho vontade", escreveu em seu site. "Acho que ninguém pode imaginar o que isso representa: uma alternância ininterrupta de momentos de júbilo e de frustração", explicou.

J. K. Rowling se tornou a mulher mais rica da Inglaterra graças ao sucesso de Harry Potter. Ela é duas vezes mais rica que a rainha da Inglaterra, com uma fortuna estimada em 786 milhões de euros (pouco mais de 1 bilhão de dólares).

A saga de Harry Potter foi traduzida para 64 idiomas, entre elas o latim, e 325 milhões de exemplares dos seis primeiros livros foram vendidos desde 1997, segundo números da editora. As aventuras do pequeno bruxo também foram adaptadas para o cinema.

O sexto livro da série bateu recordes de venda na história da edição: quando foi lançado, em julho de 2005, vendeu mais de 9 milhões de exemplares em 24 horas somente nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha.

Harry Potter continuará vivendo no cinema. As adaptações cinematográficas do quinto e do sexto livro da saga estão previstas para, respectivamente, meados de 2007 e o fim de 2008.