Romance de Tolkien concluído por seu filho é posto à venda

Ler

LONDRES, INGLATERRA - Um livro inacabado do escritor John Ronald Reuel Tolkien, autor da trilogia "O Senhor dos Anéis", concluído por seu filho, estará à venda a partir desta terça-feira em todo o mundo, informou a editora britânica HarperCollins.

J.R.R Tolkien iniciou "The Children of Hurin" em 1918, mas nunca terminou o livro. Seu terceiro filho, Christopher, levou quase 30 anos para reunir os esboços em uma história única, escrita totalmente com as palavras de seu pai.

"Depois de um longo estudo dos manuscritos, eu tentei construir uma narrativa coerente, sem invenção editorial", escreveu Christopher Tolkien na página da Internet dedicada ao trabalho de seu pai.

"The Children of Hurin" se passa no mundo imaginário da Terra Média, criado por Tolkien, mas ocorre muito antes dos eventos descritos em "O Senhor dos Anéis".

No romance, os hobbits ainda não tinham aparecido, embora elfos, anões e um espírito maligno que assume a forma de um dragão sem asas convivam na história.

Os fãs da obra de Tolkien irão reconhecer algumas passagens do livro, que já foram publicadas separadamente. Segundo Christopher Tolkien, o romance contém os mais extensos e recentes escritos do autor sobre a Terra Média.

A capa e os desenhos contidos no volume de 320 páginas são de Alan Lee, o ilustrador de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".

Christopher Tolkien já havia editado "O Silmarillion", outro trabalho inacabado de seu pai, em 1977. Ele resume a mitologia da Terra Média e inclui contos individuais, inclusive o de "The Children of Hurin".

A partir desta terça-feira, a edição inglesa do livro estará disponível em todo o mundo. A HarperCollins já anunciou que planeja traduzi-lo para 25 idiomas.