Historiador lança hoje livro sobre Viçosa do Ceará

A história e o patrimônio de Viçosa do Ceará é tema de livro de Eônio Fontenele, que será lançado hoje, na Assembleia Legislativa FOTO: ALEX COSTA

O título lembra um desses seriados de TV sobre bastidores de monarquias ou governos, com suas tramas de disputas e conspirações. Mas, ao contrário, "Viçosa do Ceará: política e poder" passa ao largo da ficção. Em quase 300 páginas, o autor Eônio Fontenele resgata aspectos e fatos fundamentais da história de sua cidade natal, com ênfase na esfera do poder público - desde o período colonial até as eleições municipais de 2012.

Nesse ínterim, os capítulos percorrem as épocas do Império, da República Velha, da Era Vargas, do Regime Militar, da Nova República, da Belle Époque Viçosense, entre outros períodos. Vale ressaltar o cuidado em sempre relacionar os acontecimentos históricos de Viçosa com os contextos estadual (Ceará) e nacional, a partir de uma breve reconstrução dos mesmos no início de cada capítulo.

A partir de uma abordagem cronológica, Fontenele aborda ainda acontecimentos relevantes para a história da cidade, a exemplo da inauguração da Igreja de Nossa Senhora da Assunção (1700), da chegada da luz elétrica (1927), da construção da Casa de Câmara e Cadeia (1877) e da emancipação política do Viçosa (elevação à categoria de vila, em 1759).

"Nos períodos colonial e imperial da História do Brasil, a elevação de uma localidade à categoria de vila implicava na criação de uma estrutura político-administrativa autônoma, emancipada. Assim, criar uma vila era emancipar politicamente uma localidade", explica o autor em um dos capítulos, esclarecendo um erro recorrente sobre a história do município.

Fontenele realiza um extenso trabalho de levantamento de informações sobre as figuras políticas de cada período abordado. "É um livro no qual venho trabalhando há muito tempo, mesmo antes de me formar historiador. É um trabalho que foi fazendo parte da minha vida, porque nasci e vivi até determinada idade em Viçosa, um verdadeiro museu a céu aberto", recorda Fontenele.

"Ao longo do tempo fui aprofundando as pesquisas em jornais antigos, depoimentos de pessoas e outras fontes históricas", complementa.

Eônio Fontenele nasceu em Viçosa em fevereiro de 1976. Mudou-se para Fortaleza aos 14 anos, para dar continuidade aos estudos. Formado em História pela Universidade Estadual do Ceará e com pós-graduação em marketing político, atualmente é aluno de Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Nas eleições de 1996 e 2000 conquistou mandatos de vereador em Viçosa.

LIVRO

Viçosa do Ceará: Política e Poder
Eônio Fontenele
Encaixe
2012, 283 páginas
R$ 30

Mais informações

Lançamento do livro "Viçosa do Ceará: Política e Poder". Hoje, às 19h, na Assembleia Legislativa do Ceará. Contato: (85) 3277.2500