Cultura na Ibiapaba

Começa hoje a quarta edição do Festival União da Ibiapaba. O evento itinerante concentra suas atividades na cidade de Viçosa do Ceará, mas ainda inclui Ubajara e Tianguá

Organizado pelos músicos (e irmãos) Régis e Rogério, o Festival União da Ibiapaba (FUI) começou como um projeto para o fortalecimento da cultura, turismo, conscien-tização ecológica, compromisso social e crescimento econômico dos municípios que compõem a região da Ibiapaba.

No início, teve a desvantagem de ser realizado nos mesmos dias do Festival de Música da Ibiapaba (que acontece anualmente, em Viçosa). Dividia atenções e público. Realizado em nova data, e já em sua quarta edição, o FUI se estabelece como um dos principais eventos culturais daquela região do Estado.

Ao contrário de outros grandes eventos, o festival não se prende a apenas uma cidade. A cada edição, ele busca uma nova casa. Uma cidade é escolhida para sediar a maior parte das atividades, que também tem por palco outros municípios da região serrana. Este ano a escolhida foi Viçosa do Ceará, cidade que concentra a maioria dos eventos na Ibiapaba, com atividades em Ubajara e Tianguá.

O FUI acontece de hoje até domingo, conjugando arte, cultura e ecologia. Na programação, apresentações de manifestações da cultura tradicional, shows, debates e palestras sobre a ecologia, oficinas de preparação artísticas, atividades esportivas, mostra de cinema e intercâmbio de experiências sobre gastronomia. Segundo os organizadores, a ideia é movimentar toda a cadeia produtiva da arte e da economia da região.

Boa música

Destaque nesta edição do FUI é sua programação musical. Todos os dias, a partir das 19 horas, um palco montado Polo Turístico Igreja do Céu recebe bandas e artistas solos. Uma das grandes atrações, prevista já para o primeiro dia do evento, era o baiano Moraes Moreira.

O cantor apresentaria o show da turnê "A história dos Novos Baianos e Outros Versos". Sua presença, porém, precisou ser cancelada, na tarde de ontem, por motivo de incompatibilidade de agendas. O cantor lamentou o ocorrido e já acertou sua participação numa próxima edição.

Enquanto Moraes não vem, o público que decidir subir a Serra da Ibiapaba, neste fim de semana, poderá conferir apresentações de nomes como a Orquestra de Viçosa, Dramistas de Tucuns, Reisado do Mestre Antônio, Serrão de Castro e a própria dupla de organizadores Régis & Rogério, que encerram o primeiro dia do festival.

Amanhã, sobem ao palco o Grupo Pedaço do Céu, Banda Emoção, Masor Costa, Partido Novo, Forró dos Brothers e Nacionalize. No domingo, o público verá Toxemia Banda Turgal, Lobo do Asfalto, Banda Marajazz e From Rio Samba House. Não importando o gênero, música de qualidade é o que se ouvirá por lá.

PROGRAMAÇÃO

Hoje

Orquestra de Viçosa

Dramistas de Tucuns e Reisado do Mestre Antônio

Serrão de Castro

Régis & Rogério

Amanhã

Grupo Pedaço do Céu

Banda Emoção

Masor Costa

Partido Novo

Forró dos Brothers

Nacionalize

Domingo

Toxemia

Banda Turgal

Lobo do Asfalto

Banda Marajazz

From Rio Samba House

MAIS INFORMAÇÕES

IV Festival União da Ibiapaba. De hoje até domingo, em Viçosa do Ceará, Tianguá e Ubajara. Gratuito. Contato: (85) 8791.6968