Bate-papo literário

Laécio Ricardo

Conduzido por Bia Corrêa do Lago e veiculado no Canal Futura, o programa “Umas Palavras” revela facetas e intimidades dos principais artífices da literatura portuguesa contemporânea. Lançado pela Som Livre, o DVD duplo homônimo reúne algumas das melhores entrevistas nele veiculadas

Filha de Rubem Fonseca, um dos mais populares romancistas brasileiros dos últimos decênios, a psicanalista e escritora Bia Corrêa do Lago nunca escondeu sua paixão pelas letras. Em 2001, via “Canal Futura”, consolidou um projeto antigo: comandar um programa semanal de entrevistas com gigantes da literatura portuguesa. “Umas Palavras” começou de forma tímida, mas rapidamente abocanhou uma fatia considerável de espectadores.

Seu trunfo: o excelente nível dos entrevistados e a sensibilidade de Bia para extrair dos interlocutores informações preciosas relacionadas ao universo livresco - acervos pessoais, leituras diletas, o processo criativo que antecede um novo texto, a difícil arte da autocrítica, novos e velhos talentos, a interface com outros segmentos... Uma amostra generosa do projeto pode ser conferida no DVD duplo “Outras Palavras” (Som Livre), sobretudo por parte daqueles que não dispõem de canais por assinatura e estão subordinados à programação enfadonha das “emissoras abertas”.

Cada disco possui 125 minutos de duração. O primeiro reúne as entrevistas realizadas com cinco grandes nomes da prosa portuguesa. O outro, presenteia o espectador com representantes significativos da poesia. É bom esclarecer que o critério seletivo não se pautou pela popularidade de cada autor - escritores célebres e outros menos renomados, por exemplo, compartilham o mesmo espaço no DVD.

Por outro lado, a divisão também considerou a diversidade geográfica da língua, o que permite afirmar que um considerável painel da literatura portuguesa contemporânea pode ser contemplado aqui (brasileiros de diferentes regiões, além de autores de outros países). Por limitações físicas, entrevistas preciosas não puderam ser incluídas no lançamento. Motivo maior para inspirar uma segunda e terceira versões.

As gravações do programa transcorrem na biblioteca de Bia. Todas as entrevistas compiladas no DVD são envolventes. Entre os prosadores, figura a gaúcha Lya Luft, que discorreu sobre a temática subjetiva em sua obra e seus primeiros anos como escritora. O angolano José Eduardo Agualusa apresenta as tradições literárias de seu país e suas múltiplas conexões com a literatura brasileira.

Outro africano presente no “divã” de Bia foi o moçambicano Mia Couto, celebridade em sua pátria, que relata seu processo criativo. Dois autores completam o DVD consagrado à prosa portuguesa. O cearense Ronaldo Correia de Brito revela a nordestinidade que se esconde em suas páginas - uma paixão indissociável. Já o carioca Sérgio Sant´Anna descreve sua investigação contínua por novas possibilidades estéticas de expressão. Uma pesquisa incessante.

O DVD seguinte traz uma seleção ainda mais memorável. O mineiro Afonso Romano de Sant´Anna, poeta de grande envergadura, é o primeiro destaque. Com grande eloqüência, discorre sobre suas predileções literárias e os rumos da lira nacional. Tímido e avesso a entrevistas, o carioca Antonio Cícero aceitou compartilhar confidências - filosofia, poesia e letras de música estão na pauta de assuntos abordados.

Artista plástico, poeta e compositor, antenado com as vanguardas internacionais, o paulista Arnaldo Antunes é o terceiro destaque do DVD. Cada uma de suas facetas é explorada na entrevista. Outro paulista, Augusto de Campos, é o convidado do programa seguinte. Poeta de grande experiência e notável tradutor, Campos concede a melhor entrevista. Como diz Bia, “quase impossível de condensar em 30 minutos”. O maranhense Ferreira Gullar, celebridade literária nacional, encerra o DVD, num depoimento emocionante, onde declara seu amor incondicional pelo Português.

SERVIÇO: “Umas Palavras” - Compilação de entrevistas realizadas por Bia Corrêa do Lago com escritores da língua portuguesa, apresentadas no programa homônimo, veiculado no “Canal Futura”. DVD duplo, lançamento Som Livro, preço médio R$ 39,90