Diário do Nordeste - Notícias de Fortaleza, Ceará, Brasil e Mundo

Gestão Ambiental

Ecoelce garante reciclagem e descontos para os clientes

29.10.2008

Uma idéia simples com resultado além das expectativas. Ao invés de levar para o lixo tudo que parece não ter mais utilidade, o consumidor pode juntar todo o material e levar a um posto que encaminha vidro, papel, metal e outros produtos para reciclagem. Em troca, o contribuinte não recebe dinheiro diretamente, mas ganha descontos na conta de energia.

Essa é a proposta do Ecoelce, programa da Companhia Energética do Ceará (Coelce) que ganha cada vez mais espaço. O projeto registrou, até o dia 10 de outubro de 2008, um total de 3,6 milhões de resíduos arrecadados para reciclagem e ultrapassou a marca de 79 mil clientes da Coelce beneficiados com mais de R$ 503 mil em descontos. Há casos de clientes que já conseguiram, com as constantes trocas, zerar suas faturas.

O programa começou em Fortaleza, mas hoje já se estende por outros municípios. São 31 pontos na Capital, 11 na Região Metropolitana e 20 no Interior, totalizando 62 locais de coleta. O programa está disponível para clientes de todas as faixas de renda.

O presidente da Coelce, Abel Rochinha, destaca a importância do Ecoelce não só pelo incentivo à coleta seletiva, mas como um programa de educação. “À medida que levamos à população a idéia de que com a reciclagem de lixo eles poderiam pagar suas contas de luz, nós tomamos uma atitude que, para mim, tem um valor especial: a de não dar o peixe, mas de ensinar a pescar. Com isso, construímos uma sociedade diferente que, aos poucos, cria alternativas criativas para seus problemas”, frisa.

Programa é premiado pela ONU

O grupo espanhol Endesa, do qual a Coelce faz parte, foi anunciado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, como um dos dez ganhadores da edição 2008 do World Business and Development Awards (WBDA), devido ao Ecoelce.

O prêmio reconhece a contribuição do setor privado e da atividade empresarial para atingir os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) das Nações Unidas. Tratam-se de metas socioeconômicas que os países vinculados à ONU se comprometeram a atingir até 2015.

“É uma honra ter nossos programas de sustentabilidade reconhecidos por um dos mais importantes prêmios do mundo”, comemorou Jesús Abadia, diretor de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Endesa. Na edição de 2008 do prêmio, foram inscritos 104 projetos de 44 países, número recorde na premiação.

O Ecoelce também foi um dos destaques do Workshop Nacional de Recuperação de Energia Elétrica, evento que aconteceu em Campinas (São Paulo). O encontro reuniu distribuidoras, fornecedores e empresas do setor elétrico, com o objetivo de proporcionar a troca de experiências, o debate e a disseminação das práticas de combate às perdas comerciais das principais concessionárias do País.

O Ecoelce destacou-se também como uma alternativa inteligente de geração de renda, por meio da troca de resíduos por bônus na conta de energia. “As possibilidades de crescimento do Ecoelce ainda são muito grandes. O programa encanta por sua forma simples e inteligente. Temos muito que nos orgulhar dessa iniciativa”, destaca Odailton Arruda, chefe do departamento de Gestão da Inovação e gestor do Programa Ecoelce.

No Ceará, a Coelce distribui energia elétrica correspondente a uma região de 148.825 quilômetros quadrados. A distribuidora presta serviços a 2,7 milhões de clientes no Estado.

PARA SABER MAIS
Cliente pode zerar conta e guardar bônus para mês seguinte

Basta um pouco de boa vontade para aderir à iniciativa do Ecoelce. Ao invés de descartar todo o material que pode ser reciclado, o cliente pode juntar produtos de plástico, papel, metal, vidro e outras matérias-primas para levar ao posto de coleta.

O ideal é que esteja tudo separado e sem matéria orgânica. No posto, é feita a pesagem de cada tipo de produto, pois os materiais têm valor diferente. Feito isso, o titular da fatura recebe um cartão cujo chip registra os dados das operações.

De acordo com o peso, é concedido o desconto na conta de energia seguinte. Caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte. Neste ano, o Ecoelce foi premiado pela Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil.



Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999