Zona Cyber

Xpock, nosso YouTube

01:17 · 21.06.2008
( )
Muita gente já conhece o Xpock, uma espécie de ´site de vídeos em formato de blog´, como define seu criador, o cearense Daniel Soares. Mas o que já era bom ficou ainda melhor, com a criação do Xpock TV, um servidor de vídeos.

Após uma grande reformulação há cerca de dois meses, o Xpock (xpock.com.br) apresentou um novo layout e uma grande novidade, o Xpock TV (xpock.tv). Agora os leitores podem continuar vendo os vídeos pelo Xpock.com.br, com comentários feitos pelo próprio Daniel Soares, ou ir direto para o Xpock.tv, onde encontrarão todos os vídeos postados.

Participação direta

Mas a versão .tv traz muito mais novidades. Em fase final de aperfeiçoamento, o site possibilita aos visitantes postarem seus próprios vídeos. Assim como o You Tube, o Xpock.tv tem um player próprio de reprodução das mídias, possibilitando aos blogueiros publicarem os vídeos que mais tenham gostado em seus blogs pessoais.

A idéia não é rivalizar com o You Tube, ´até porque não tem como concorrer´, ressalta Daniel. Segundo ele, a proposta também é diferente, já que não quer que haja com o Xpock muito do que há no site de vídeos mais popular do planeta. “No You Tube tem de tudo. É cada coisa sem sentido”, comenta. A idéia é ter no site somente vídeos selecionados, gerando conteúdo para outros blogs. ´Ainda não sei bem como fazer essa seleção, vai depender de como as coisas andarem daqui por diante´, explica.

Parcerias

Há ainda a intenção de fazer parcerias com videomakers e produtores de curtas, para publicar suas produções no site. ´É bom para eles, que têm onde divulgar o trabalho, e bom para o Xpock, que ganha conteúdo original e exclusivo´, diz Daniel.

Autonomia

Além disso, ter o próprio player para publicar os vídeos faz com que o site não dependa do YouTube para que os vídeos funcionem, como acontecia anteriormente. ´Perdi uma conta com mais de 300 vídeos postados no You Tube, dentre eles, um dos mais populares do site até hoje, o ´Gol de bicicleta mais bonito que eu já vi´´, relembra.

Desde que o site foi lançado, em outubro de 2006, o vídeo mais popular foi um com a modelo piauiense Giselle Soares, onde ela pedia apoio dos blogueiros para entrar na última edição do Big Brother, da Rede Globo. A produção ficou famosa, sendo veiculada em diversos blogs populares. Para a tristeza dos fãs, ao ser escolhida como integrante da casa, ela pediu para que o vídeo fosse deletado e foi atendida. Agradecida pelo apoio, a moça enviou para Daniel um exemplar autografado da revista Vip, onde figura na capa.

Variedade

Mas se os dois vídeos citados até aqui não estão mais disponíveis, o que não falta é opção no Xpock.tv. Diariamente há postagens novas no site, onde os leitores poderão encontrá-las pelo que há de mais recente, pelas mais visitadas ou até pelas que foram mais comentadas.

Dentre as postagens mais populares do site, estão os ´100 vídeos mais vistos da história do You Tube´, o ´Biquini sugestivo´ e o ´Concurso de biquini (zinho)´. Quer conferir? É só acessar e procurar. Este é o primeiro passo para descobrir o que o Xpock tem a oferecer.

Sucesso veio cedo

Com apenas um ano e oito meses de existência, o Xpock acumula hoje entre 15 e 17 mil acessos em média por dia, números que aumentam bastante quando blogs parceiros - como Jacaré Banguela, Danosse, Pensar Enlouquece e Brogui - linkam vídeos do site, tornando-o ainda mais conhecido.

Mas nem sempre foi assim. ”O Xpock começou do zero, sem acesso nenhum”, relembra Daniel. Aos poucos, os acessos começaram, com ajuda do irmão Gilberto Knuttz, que linkava os melhores vídeos em seu blog, o Uêba, especializado em divulgar os melhores links da blogosfera. Até hoje, Uêba gera cerca de 15 a 20% das visitas do site.

Com o tempo, porém, o site criou brilho próprio, conseguiu parcerias e hoje gera dividendos ao seu criador. Esse foi um dos motivos da mudança do visual antigo para o novo. “O layout anterior limitava. Não era possível, por exemplo, colocar um anúncio que não contivesse vídeo. Hoje eu posso”, explica Daniel.

Ele ressalta que, com as extensões .com.br e .tv, o site manteve os acessos existentes anteriormente e agregou novos usuários, interessados apenas nos vídeos. “O Xpock.com.br ainda é um blog”, lembra.

Por falar em usuários, o site tem uma sessão que lista os que mais comentaram durante a semana. “Tem muita gente que comenta, é Bill, Tio Ted, Nyx, mas o campeão mesmo de comentários é um tal que Maurício Fred, esse comenta quase em todos os vídeos”, diz Daniel, sorridente.

E esse nome? Daniel explica que desde criança gostava do nome de uma importadora de pesca americana, a Expack. Daí foi só adaptar para Xpock (lê-se “Ékspók”) e batizar o site.

Marcelo Bloc
Portal Verdes Mares

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.