TV DIÁRIO

Uma aula de higiene

22:14 · 14.07.2007
Cláudio Lima alerta sobre atitudes prejudiciais à saúde no ´Tarde livre´
Cláudio Lima alerta sobre atitudes prejudiciais à saúde no ´Tarde livre´ ( Kiko Silva )
Há pouco mais de três meses no ar, o quadro ´Quem está na minha cozinha?´, do programa ´Tarde livre´, tem conquistado os cearenses com dicas valiosas sobre higiene na cozinha

Exibido todas as sextas, a partir das 16h, o ´Quem está na minha cozinha?´ tem a proposta de conscientizar o consumidor sobre noções de higiene. Cláudio Lima, que é Engenheiro de Alimentos, Especialista em Saúde Pública e Mestre em Tecnologia de Alimentos, mostra aos espectador que certas atitudes adotadas diariamente pelo cidadão podem ser prejudiciais à saúde. Pior, muitas dessas situações do cotidiano são desconhecidas dos consumidores.

A partir dessa preocupação, o quadro foi idealizado, sempre apresentando dicas práticas em uma linguagem acessível. Muitos casos curiosos já ganharam repercussão por causa do quadro. Exemplos não faltam, como os salgados expostos em prateleiras e depois aquecidos; as manias das pessoas pegarem gelo com a mão para pôr nas bebidas ou pegar arroz com a mesma colher do feijão e os segredos das comidas vendidas em estádios. Outro tema polêmico foi a revelação de que a cisticercose (infecção causada pelo cisticerco) pode ser causada também através do consumo de frutas e verduras, e não apenas do porco, como é mais popularmente conhecido.

Cláudio Lima considera de extrema importância a população ficar por dentro dessas noções. ´Muita coisa é só marketing, estratégias de venda, e o consumidor não analisa mais profundamente´, alerta. Para suprir essa falta de conhecimento da sociedade, o especialista é a favor da implantação de programas de orientação alimentar nas escolas para que, desde cedo, as pessoas possam ter a consciência de ter uma dieta saudável.

O ´Quem está na minha cozinha?´ vai ao ar no programa ´Tarde livre´, às sextas-feiras, a partir das 16h, na TV Diário. O quadro também pode ser acessado através do site www.tvdiario.tv.br/tardelivre.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.