Skypecast: junte sua turma - Zoeira - Diário do Nordeste

Zona Cyber

Skypecast: junte sua turma

19.05.2007

A idéia é o sonho de todo grupo com algum tipo de afinidade: o poder de reunir até cem pessoas em uma sala de bate-papo com áudio. A imaginação é o único limite.

Lançado em maio de 2006 pelo Skype (skype.com), o Skypecast permite conversações ao vivo entre grupos de até cem pessoas em qualquer lugar do mundo. O serviço é moderado por um ´anfitrião´ que pode tirar a voz de um participante ou eliminá-lo da conversa.

Liderar ou participar de um Skypecast é completamente grátis. Basta acessar o site skypecasts.skype.com, criar o seu grupo ou participar dos já existentes.

O Skypecast é uma maneira de expandir comunidades online. Os blogueiros podem agendar o serviço e conectá-los a partir de seus sites de forma que os visitantes podem clicar e juntar-se instantaneamente à discussão sem precisar sair do endereço do blog. Existem muitos grupos que parecem ter origem árabe ou oriental. Poucos espaços são brasileiros o que indica que ainda não virou point como o Orkut.

Alguns blogueiros, como Gui Leite e Glaudimar Brettas Pedroza, já fizeram. Gui Leite é um dos criadores de um blog destinado aos amantes da série Lost (lostcast.com.br). Assim, horas e horas de discussões sobre teorias que tentam explicar os mistérios de um dos fenômenos da televisão mundial são debatidos online via Skypecast.

Grupos de afinidades

Glaudimar resolveu criar o Clube da Insônia. ´A Comunidade Skypecast - Clube da Insônia no Orkut foi criada no dia 8 de Fevereiro de 2007 às 04:01. O objetivo era reunir brasileiros que entravam na sala Clube da Insônia pela madrugada. E fizemos através do Skypecast porque nos dava a possibilidade de estar em um bate-papo com áudio. Isso sem dúvida é incrível. Não conheci nenhum serviço que possibilitasse a criação de salas assim tão fácil´.

O serviço, segundo Glaudimar, foi achado por acaso. ´Pura coincidência. Após instalar uma nova versão do Skype, estava procurando as novidades e o que mais me chamou a atenção foi a guia nova que estava aparecendo, que era a do Skypecast. Depois de um tempo consegui entrar em uma sala. A iniciativa de criar a comunidade veio porque não encontrei muitas salas com brasileiros´.

Realmente. Há muitas páginas em várias línguas, poucas em português. Várias até em árabe. Isso mesmo, árabe.

Contras

Para Glaudimar, o serviço ainda tem muito que melhorar. ´Por exemplo, a possibilidade de ter mais de um pessoa que administre a sala (host) ao mesmo tempo seria uma mão na roda. Com relação à quantidade de pessoas ao mesmo tempo na sala, teve uma vez que ao mesmo tempo entraram mais de 40 pessoas. Foi uma loucura! Porém, a maioria das pessoas entra e fica só escutando. O áudio é uma questão delicada. Ter uma conexão de banda larga já é um bom começo, mas não é só isso. A placa de som, o microfone e a configuração do computador interferem na qualidade do áudio. O host é quem define quem pode falar e pode até tirar alguém da sala se quiser. Se tiver muita gente na sala fica meio complicado de saber quem está falando, mas no final tudo dá certo´, garantiu.

Prós

Rosana Hermann (queridoleitor.zip.net) não concorda com as críticas. ´Dizer que o serviço é bagunçado porque alguém usou e não teve resultado é como dizer que automóveis são inúteis e perigosos porque alguém bateu o carro. Depende de quem dirige o carro e das condições em que a pessoa o mantém. Quem tem banda larga, microfone, e fone de ouvido e sabe usar os botões das salas do Skypecast para a moderação não tem problema algum´, afirmou Rossana que faz o blog do Skype no Brasil.

O que talvez facilite a vida de Rosana seja a estrutura. ´Minha banda larga é de 4 mega, meu headset é ótimo e tive pouquíssimos problemas para moderar até hoje. Faço-o de uma forma organizada e costuma ser sempre muito eficiente, salvo problemas com meu Virtua, que de vez em quando cai. Mas aí já é coisa do serviço nacional. Os usos do serviço são ilimitados´, afirma.

Daniel Praciano
Portal Verdes Mares



Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999