Segura, peão! - Zoeira - Diário do Nordeste

TV Diário

Segura, peão!

27.09.2006

A cultura e a tradição das vaquejadas - festa tipicamente nordestina - são retratadas semanalmente no programa Vaquejada, que vai ao ar na TV Diário às 22h20, todas as sextas-feiras. O apresentador do programa e vaqueiro Egilson Teles mostra os principais eventos, bastidores das festas e traz sempre um cantor ou banda de forró, ritmo que embala as festas dos amantes do esporte

Há oito anos no ar, mesmo tempo que a TV Diário, o programa nasceu com o objetivo de divulgar os costumes nordestinos. Segundo Egilson, um dos méritos do Vaquejada é ter valorizado a figura do vaqueiro e contribuído para diminuir o preconceito com o esporte. “A gente abriu as porteiras do programa quase ao mesmo tempo que a TV abriu as portas. Antes, as vaquejadas eram vistas com um certo receio. Hoje são freqüentadas por famílias”, conta.

Além de cobrir as principais competições do Estado e do Brasil, o programa aborda ainda aspectos econômicos, como bolsas de gado, análise da qualidade das criações, geração de emprego e renda e desenvolvimento do município a partir do esporte.

“Nós estamos conseguindo mostrar a outra cara da vaquejada, a melhoria da infra-estrutura, os shows pirotécnicos, os novos empregos, os novos estilos de locuções”, argumenta.

Ao longo desses anos, Egilson e sua equipe passaram acompanhar não só as vaquejadas locais e regionais, ampliando os espaços. Essa troca de experiência é satisfatória e enriquecedora porque revela as ações e iniciativas positivas como modelos a serem seguidos.

“Nós cobramos, tanto no programa, quanto nos bastidores, uma maior organização. Defendemos leis para proteger os animais. Eu quero que a vaquejada se inspire nos rodeios e seja tão organizada quanto eles são”.

Além disso, Egilson ressalta o resgate do autêntico forró de raiz. Os cantores e bandas de forró convidados para cantar no programa Vaquejada têm uma linha mais tradicional, fugindo do modismo do forró eletrônico.

O primeiro programa de vaquejada da TV Diário foi ao ar no dia 2 de junho de 1998. “Hoje, a TV Diário é transmitida para todo o Brasil e o programa Vaquejada tem excelente receptividade e, ainda, é a referência no País neste esporte que é genuinamente nordestino”, completa o apresentador.

Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999