Especial

Resgatar bons sentimentos

A artista Isa Montenegro (ao fundo) promove um resgate da infância por meio da pintura em aquarela
00:00 · 07.10.2017
Cores, tintas e água compõem a arteterapia ( Fotos: Helene santos )

Cores, tintas e água. Estes elementos somados à arteterapia, atividade baseada nas áreas das artes e da psicologia, é pura inspiração e criatividade. A artista visual e tatuadora, Isa Montenegro aplica a técnica em aulas livres no espaço Cosmos. Ela esclarece que a água é um elemento que não controlamos e que flui naturalmente, por isso, é tão terapêutico.

"Na arteterapia com aquarela você mexe com a água e isso ajuda as pessoas a trabalharem com várias questões, entre elas a ansiedade, a necessidade de controle e a paciência", diz.

> Criança interior

E é por meio da leveza e da fluidez proposta na atividade que cada um consegue acessar a sua criança. "A criança não tem uma expectativa, ela deixa acontecer e nas aulas você volta para um estado de ser que já foi um dia. Ela está ali brincando, descobrindo e trabalhando a criatividade", acredita. Com as responsabilidades da vida adulta, Montenegro constata que vamos perdendo estas características mais puras.

Prática

Para praticar a terapia não é necessário ter conhecimento em desenhos ou pinturas e pode ter qualquer idade. Nas aulas serão trabalhadas questões importantes do ser e isso acaba mexendo com coisas relativas à infância.

"Basta colocar no papel sua intuição e sua criatividade. E só se jogar que dá certo", anima-se a facilitadora.

A estudante de ciências contábeis, Bruna Ivna, 22 anos, está neste processo. "Com as artes estou descobrindo um novo lugar dentro de mim, mais espontâneo e mais fluido. A arte está servindo para eu lidar com o imprevisível e estou me descobrindo junto com a aquarela", comenta a estudante.

Bruna comenta que há na prática um redescobrimento e se diverte como uma criança ao trabalhar com as cores. "Estou ressignificando a minha infância que era completamente escura. Agora consigo me lembrar de uma infância mais viva, mais clara. Daqui apara frente muita coisa vai mudar, só não sei o que ainda, mas vai ser diferente", acredita.

Mais informações

Cláudio Ivo

98892.9252

Cosmos - Instituto de práticas transpessoais

Rua Barão de Aracati, 1304, Anexo, Aldeota. 3086.9381

Fio, o Fabuloso Caixeiro Viajante

www.facebook.com/fioofabulosocaixeiroviajante/

Pa-Kua

3104.5202

www.pakuaceara.com.br

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.