Pré-Carnaval

Qual seu bloco?

Hoje começa oficialmente o pré-Carnaval de Fortaleza. E, como é tempo de colocar o bloco na rua, o Zoeira convidou foliões para dar dicas de onde e como curtir a brincadeira

00:00 · 16.01.2015
Image-1-Artigo-1778811-1
A mistura de ritmos é um dos diferenciais do bloco Unidos da Cachorra, que desfila aos sábados na Praia de Iracema ( Foto: Bruno Gomes )
Image-3-Artigo-1778811-1
O pré-carnaval do Luxo da Aldeia muda de lugar este ano. A festa sai do Benfica e vai para o Mercado dos Pinhões
Image-0-Artigo-1778811-1
Banda Os Transacionais comanda o bloco "Chão da Praça"
Image-2-Artigo-1778811-1
O Baqueta faz o tradicional samba ecoar pelas ruas da Praia de Iracema
d

A alegria e as cores começam a tomar conta das ruas de Fortaleza. O Ciclo Carnavalesco 2015 começa hoje - com shows e desfiles de blocos de rua do pré-Carnaval - e segue até o dia 17 de fevereiro com a programação especial do período momino. Mais do que fazer um roteiro da diversão, o Zoeira convidou foliões veteranos do "pré" para indicar os blocos do coração.

Unidos da Cachorra, Baqueta, Camaleões do Vila e Bons Amigos, nesta sequência, se concentram no Poço da Draga e seguem pela Rua dos Tabajaras até o Aterrinho, no sábado (17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro), sempre a partir das 16 horas.

A estilista Izabela Barata, releva ter nascido no Carnaval e manter o amor pela festa de longa data. Desde 2011 acompanha a festa do Unidos da Cachorra e, este ano, vai desfilar na bateria tocando tamborim.

Izabela ressalta que a diversão é para todos os públicos. "A festa começa cedo, sem preconceitos. Nas ruas podemos ver de crianças até a melhor idade se divertindo ao som da bateria junto com amigos. É muito bom! diversão sadia e gratuita para todas as idades sem duvida", pondera ela que ainda dá a dica para os foliões de primeira viagem para que invistam em roupas frescas e confortáveis.

Bem pertinho das "Cachorras", o Baqueta é outro destaque do circuito da Praia de Iracema. A enfermeira Renata Leite acompanha a festa do bloco há 5 anos. A paixão pelo samba também a fez ritmista. "Pra quem já adorava música, amante de samba, a paixão pelo instrumento foi instantânea", confessa que ela que foi com o Baqueta até para desfile de escola de samba no Rio de Janeiro.

Contudo, Renata argumenta que "aqui a troca de energia ainda é maior, porque o público tá bem pertinho, do lado, cantando e dançando junto com a gente. É isso que eu destaco". A enfermeira garante que para curtir a festa basta se vestir com o entusiasmo e alegria. "Aqui a festa é garantida", promete.

Muitos blocos

A jornalista Rebeca Marinho gosta mesmo de Carnaval. Desde 2009 vai curtindo a festa em vários blocos e elege o período como o "favorito em Fortaleza". "Minha primeira vez em um pré, quem me levou foi um grupo de amigos e um namorado da época. Passado alguns anos, foi-se o namorado, mudaram os amigos, e permaneceram os prés", conta.

Rebeca já curtiu a festa no Unidos da Cachorra, Baqueta, Mio KI, pré-carnaval da Mocinha e Luxo da Aldeia. "Atualmente, os blocos Chão da Praça e 'Eu Não Sou Cachorro, Não'. Também costumo ir aos bailes do Mambembe. E esse ano tem mais dois que estão na minha lista: gostaria de conhecer o bloco 'Arlindo e Voltando', do Boteco do Arlindo, e o 'pré-carnaval da Toca'".

A jornalista pede que o folião pesquise saber como funciona o bloco e procure o que tenha a sua vibe. Ela alerta para tomar cuidado com vidros e com o lixo. E convida a vestir-se de fantasia.

Programação

Em 2015, o Ciclo Carnavalesco homenageia os blocos de rua. Para tanto, incrementará o cortejo da Rua dos Tabajaras com agremiações de grande projeção em outros carnavais do Brasil. Abrindo a programação, neste sábado (17), a Banda de Ipanema, tradicional bloco do Rio de Janeiro, fará o percurso da rua Tabajaras a partir das 17h. As próximas atrações serão o tradicional Cordão do Bola Preta (24/1),o Ylê Ayê (31/1), o mais antigo bloco afro de Salvador, e fechando com o Olodum (7/2).

Outra novidade este ano é que o bloco Luxo da Aldeia passa a reunir foliões no Mercado dos Pinhões. As apresentações acontecerão sempre às sextas-feiras (dias 16, 23, 30/1 e 6/2), a partir das 19h.

Já o bloco Cheiro percorre a rua João Cordeiro a partir das 18h30, aos sábados, também finalizando o seu percurso em frente ao palco montado no Aterrinho da Praia de Iracema. Domingo é dia de bailinho para as crianças no Passeio Público.

Mais informações

Desfiles dos Blocos de Rua na Praia de Iracema, aos sábados (17/1, 24/1, 31/1 e 7/2)
Percurso Poço da Draga - Tabajaras: Unidos da Cachorra (16h), Baqueta (16h30). Camaleões do Vila(17h30) e Bons Amigos (18h).
Percurso João Cordeiro: Cheiro (18h)
Blocos Convidados: Banda de Ipanema (17/1); Cordão do Bola Preta (24/1); Ylê Ayê (31/1); Olodum (7/2)

Karine Zaranza
Especial para o Zoeira

Comentários


Li e aceito os termos de regulamento para moderação de comentários do site.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.