Lançamentos

Intensidade e inovação

Tradicional feira de calçados, a Francal, apresenta as principais tendências em sapatos, bolsas e acessórios femininos, masculinos e infantis para a Primavera/ Verão 2018/19

00:00 · 10.08.2018 por Carol Kossling - Editora Interina
BOLSAS
Meline Moumdjian
A designer e consultora da MoumHouse Creative Design Studio, Meline Moumdjian, destaca para os calçados cores, estampas e texturas

Apesar dos eventos de moda terem abolido a questão das estações nas últimas temporadas, o segmento de calçado segue apostando nas mudanças climáticas e segmenta seus lançamentos.

Na última edição da Francal, realizada em julho, em São Paulo, a reportagem do Zoeira pode ficar a par das principais tendências Primavera/Verão 2018/19 em calçados, bolsas e acessórios para mulheres, homens e crianças.

No feminino, Meline Moumdjian, designer e consultora da MoumHouse Creative Design Studio, aponta que teremos muitas tendências, além de muitas cores, tonalidades intensas, estampas e texturas estarão invadindo as vitrines de todo o País.

"Escolha uma cor, qualquer cor: sandálias de tons vibrantes certamente ocuparão o Instagram neste verão. De amarelos luminosos e ensolarados ao fúcsia inspirados nos anos 80, há muitas cores para escolher", direciona.

Em relação aos modelos, destaca a presença dos mules, que também foram adotados pelos homens brasileiros.

Para as mulheres, a consultora reforça que as mules vêm em todas as fôrmas, saltos e cores nesta estação.

"Os cabedais com combinações de metal, pedras, tecidos ou camurças se mostram inovadores. Ela se apresenta como uma opção informal de vestir. Seja com uma calça jeans ou um vestido de verão alegre, a tendência funciona de formas infinitas", disse.

Outro destaque é a plataforma, que aparece tanto nos modelos retos como com uma leve cunha. Ela diz que o cabedal pode variar, sendo com uma tira reta ou tiras cruzadas. "As tiras presas no tornozelo e as partes frontais com tiras largas são essenciais", destaca a especialista.

Para o Ceará, indica sandália que deixem os tornozelos em evidência com amarrações de matérias-primas mais naturais.

Queridinho

Mas o que mais chama atenção na estação é a adoção do 'Chunky Sneaker'. "O tênis continua sendo o companheiro de todas as horas. Baseados numa estética pouco delicada, os esportivos se apropriaram de novos materiais e se apresentam dentro de um perfil altamente tecnológico", sinaliza. Segundo ela, estes modelos são ideais para aqueles que a mulher não está afim de sandálias, e um par de tênis robusto faz o contraste perfeito com todos os seus vestidos e saias de verão.

Materiais

Entre as materias-primas que chamam mais a atenção na estação mais quente do ano está o PVC. "A tendência do PVC transparente deste verão se apresenta nas sandálias divertidas que aparecem com a versão atualizada. Para todas as alturas de salto as transparências embelezam e funcionam tanto na beira da piscina quanto no look da noite", explica Moumdjian.

Masculino

O tecido é o grande destaque entrando de vez na tendência urbana, acompanho de solas bem leves. "Homem segue com o sapato de amarrar e vestindo um tênis urbano", diz a especialista.

* a jornalista viajou a convite da francal.

Nico Serra

Economia familiar

Image-0-Artigo-2437852-1

Nico Serra é uma pequena empresa familiar. Nela, mãe e filha produzem manualmente bolsas e mochilas sustentáveis e veganas. A produção é em pequena escala, no máximo cinco peças idênticas são produzidas. Os tecidos utilizados são sustentáveis e reciclados, originados a partir de garrafas PET e retalhos e aparas descartados pela indústria, sendo que para cada metro de tecido produzido são retirados do meio ambiente oito garrafas PET e 480g de retalhos têxteis. A reciclagem dos tecidos não utiliza água.

Radamés Soulmade Shoes

Inovação masculina

Image-0-Artigo-2437806-1

Com design clássico, tecnologia italiana e produzidos artesanalmente em couros de primeira linha, a marca fabrica diversos modelos de oxfords, mocassins, chelseas, coturnos, casual e social, chinelos e tênis. Nos acessórios apostam nos modelos masculinos de pastas, carteiras, mochilas, malas e nécessaires. Entre as inovações, mochila anti-roubo, produzida com zíper na parte traseira (invertido); mochila carregadora de dispositivos móveis e a linha extralight que pesa em torno de 300g.

Barauma

Produtos veganos

Image-0-Artigo-2437794-1

A coleção Respira da marca Barauma utiliza matérias-primas sustentáveis. Materiais em desuso pela indústria permitiram o upcycling, sendo transformados em novos modelos como pochete, bolsa mochila, mochila e cluth. Em parte, as matérias-primas vieram de resíduos da indústria calçadista e outra parcela de uma parceria com o Banco de Tecidos que abriga um grande acervo de matérias-primas em desuso para troca ou venda, permitindo um novo significado para materiais afim de os reinserir no meio.

Calçados Bibi

Infantis divertidos

sapato

Explorando o conceito lúdico, a marca aposta no Projeto Crias e convidou duas mães e um pai a participarem do desafio de criar um calçado utilizando materiais que seriam descartados. Referência quando o assunto é sustentabilidade, a estilista Isabela Capeto foi a responsável pela curadoria e por conceder valiosas dicas aos participantes. As "crias" são fabricadas com sobras de couro e de tecidos. No total, são 10 opções, um diferente do outro, uma vez que todo o processo é artesanal e manual.

Prêmio

Made in Ceará

premio

Residindo há um ano no Juazeiro do Norte, atualmente Clecio de Lacerda, é professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no curso de design de produtos.

"Sou da quarta geração de sapateiros, herança de meu pai, senhor Zé Novo Sapateiro. Daí veio minha formação inicial no calçado. Optei por fazer uma faculdade de design de produtos e me especializei na área do design de calçados e acessórios", conta Lacerda.

Suas primeiras premia-ções na área do calçado, sendo um dos primeiro do Nordeste a ser premiado no concurso Francal Top de Estilismo, são de 2007. Contando com as adquiridas este ano em duas categorias já são cinco prêmios no total.

"Este ano o concurso (23º Prêmio Francal Top de Estilismo) teve um fator peculiar, a possibilidade de fazer inscrições em dupla ou trio. O que pra mim foi uma oportunidade de ganhar uma premiação junto com o meu pai, senhor Zé Novo Sapateiro. O que deu certo, conseguimos o segundo lugar na categoria calçado feminino com o tema transmutar. Assim tive a oportunidade de também homenagear o meu pai, profissional autônomo sapateiro que sempre me auxiliou nos ensinamentos e na confecção dos meus protótipos anteriormente premiados", disse.

 

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.