Entrevista

Festa dos Youtubers: sucesso gamer

Sensação brasileira do universo Minecraft, o youtuber Marco Túlio traz a Fortaleza o espetáculo "Authentic Games: Festa dos Youtubers"

Aos 21 anos de idade, o mineiro Marco Túlio se tornou um fenômeno da internet com o Canal Authentic Games, no YouTube
00:00 · 18.05.2018

Você apareceu para o público com um canal no Youtube. Como foi sua primeira experiência com eventos públicos, sem a mediação da tela, nessa interação direta com seus fãs?

Foi o lançamento do meu primeiro livro, o "Authentic Games: vivendo uma vida autentica". Foi uma experiência muito marcante não só por ter sido o primeiro evento meu, mas pela história toda. Íamos fazer uma tarde de autógrafos dentro de uma livraria num shopping de BH e esperávamos receber umas 300 pessoas no máximo. Só que as pessoas começaram a chegar ao shopping as 3 da manhã. Resultado: mais de nove mil pessoas apareceram. Imagina o caos que virou o shopping. Mas eu fiz questão de atender a todos. Foram quase 14 horas tirando fotos com os maninhos e maninhas. Foi cansativo mas jamais vou esquecer esse dia!

"Authentic Games: Festa dos Youtubers" não é aquele tipo de encontro em que você vai lá, aparece, fala um pouco e tira foto com os fãs do seu canal. Também não é um espetáculo de humor, como youtubers com essa pegada fazem. Como você chegou ao formato desse espetáculo?

Marco Túlio e o canal Authentic Games

Marco Túlio e o canal Authentic Games já participaram de alguns dos maiores eventos de games e tecnologia do Brasil

Essa é a pergunta que mais respondo hoje: como é o seu show? Nosso espetáculo é, antes de tudo, um entretenimento pra a família toda, uma experiência entre pai e filho. Tem um pouco de tudo: dança, música, interação, diversão e, claro, games. Tem magia, tem personagens gigantes, temos outros youtubers convidados, meus pais participam... Enfim, um pouco de tudo que os maninhos gostam. E como a gente chegou nesse formato? Quando criamos o espetáculo a gente queria entregar algo verdadeiramente de qualidade e diferenciado, um projeto com uma produção profissional, com um roteiro bacana, mas que, acima de tudo, tivesse conteúdo e que levasse uma mensagem pra família. O resultado é que nosso espetáculo é completamente diferente de qualquer espetáculo de youtuber. E inclusive somos reconhecidos por isso pelos próprios youtubers. Já estamos no final da segunda turnê batendo quase o número de 300 mil espectadores sendo sucesso de bilheteria sempre. E a terceira turnê já estreia em julho com um detalhe que nos deixa muito felizes: todas as datas do segundo semestre de 2018 para a nova turnê já foram marcadas. Não temos uma única data em aberto na agenda entre julho e dezembro de 2018. Acho que isso mostra que estamos fazendo um bom trabalho, né?

Image-3-Artigo-2401361-1

"Authentic Games: a batalha da torre" - primeiro livro da trilogia 

Você tem um público bem jovem. Muitas vezes, os garotos são até mais jovens do que você, incluindo crianças. Como se dá sua comunicação, apesar dessa diferença? Que cuidados e que preparo você tem, para se comunicar bem com eles?

Eu tenho total consciência do meu papel ao falar com crianças. Tenho uma preocupação gigante não só como o que eu falo e faço (no canal Atuthentic Games não se fala palavrão, não se brinca com comida, não se destrói brinquedo, não se faz bullying) mas também com os valores que transmito. Procuro sempre mostrar os valores que aprendi com meus pais, valores como família, estudos, respeito aos mais velhos. Meu público é de crianças entre cinco e 12 anos. Mas o legal é que nossa interação é muito grande. Acho até que esse é o segredo do sucesso do canal. Sou de verdade aquilo lá que as crianças assistem e gostam. E as crianças percebem!

Além do canal, você montou um espetáculo, lançou livros e uma animação. Como divide o tempo entre esses projetos? O canal é sua prioridade absoluta?

Sempre! O canal é a mãe de tudo, a coluna vertebral de tudo que faço. Mas hoje o Authentic Games é muito mais que um canal no YouTube. Hoje somos uma empresa que tem parceiros importantes e grande projetos fora do YouTube. Como vc falou temos um DVD que foi disco de ouro e é sucesso nas plataformas de streaming, temos cinco livros editados com mais de 500 mil cópias vendidas, temos um boneco que foi um dos três brinquedos nacionais mais vendidos de 2018 (parceria com a ZRToys), uma revista em quadrinhos (parceria com a Recreio e a Caras) e uma linha de roupas de cama (parceria com a Kacylmara). Também estamos lançando uma linha de produtos licenciados que incluem desde chinelos (parceria com a Grendene), mochilas (parceria com a Sestini), roupas e acessórios (parceria com a Marisa e C&A) até artigos para festas infantis (parceria com a Festcolor). Além disso tudo ainda temos uma escola de programação e informática em Belo Horizonte (parceria com a Happy Code)

O universo dos games está em constante atualização. Na estrada, com um espetáculo, você fica atento às novidades nesse mundo? Há espaço para improviso e atualização nele?

Sempre. Não só o mundo de games está sempre em atualização mas o mundo on line como um todo. Sou um cara do mundo virtual, do youtube, das redes sociais. E por isso temos que estar 24 horas ligados nas novidades. Se não ficamos para trás. Mas até nisso acho que estamos fazendo um ótimo trabalho. Fui o primeiro youtuber a fazer um show com uma super produção (nosso show tem sete pessoas em cena, um telão de led 56 metros, efeitos, cenografia, um rider de luz enorme...), fomos o primeiro a assinar com uma gravadora (Marco Túlio é artista contratado Sony Music) e recentemente fomos o primeiro youtuber a ser tema de uma decoração de natal de um shopping no mundo (Marco Túlio e o Authentic Games foram tema de natal do Minas Shopping em Belo Horizonte/MG). Até mesmo no rastro do sucesso do projeto do natal em junho a gente estreia o Mundo Authentic, uma cidade itinerante que vai percorrer diversos shoppings no Brasil!

Mais informações

Authentic games: festa dos Youtubers

Sábado (19), às 17h, no Espaço Jangada do Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85, Edson Queiroz). Ingressos: entre R$40 (meia cadeira ouro) e R$160 (inteira cadeira premium). (99147.6665)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.