Televisão

Essa galera é um fenômeno

01:35 · 10.08.2009
( )

Estreia de séries como ´JONAS´ e sucesso da novelinha ´Isa TKM´ turbinam a onda adolescente na TV. Aprontar na escola e curtir música pode não parecer muita novidade, mas os fãs estavam ansiosos

Explicar em poucas linhas a temática das séries que se tornaram a atual febre entre os adolescentes é correr o risco de incorporar o nacionalmente famoso narrador da ´Sessão da Tarde´. Afinal, dizer que ´essa galerinha do barulho vai aprontar todas na escola e se divertir a valer na batida do rock´ vale tanto para a novidade ´JONAS´, do Disney Channel, como também para a novelinha da vez, ´Isa TKM´, no canal Nickelodeon.

Mas quem disse que as meninas (e meninos, claro) se incomodam com alguma semelhança? Para eles, os dois programas são os novos - e mais aclamados - representantes de uma onda teen que não se restringe à TV fechada e que já toma conta dos canais abertos, das rádios, dos cinemas, dos palcos e das lojas do país.

Desde que Nick, Joe e Kevin, os Jonas Brothers, vieram ao Brasil, em maio, a expectativa pelo seriado já era grande. Afinal, os três irmãos fizeram de ´Camp Rock´, o filme, um grande sucesso do Disney Channel. Já na série, com uma primeira temporada de 21 episódios garantida, os três astros encarnam os irmãos Lucas, que tentam levar uma vida normal com a família, apesar de serem estrelas do rock. A banda - adivinhe - chama-se JONAS. Na programação há uma semana, a atração vai ao ar diariamente, a partir das 19h, mas os mocinhos não estão sós na preferência das disneymaníacas.

Os novos episódios de ´Sunny entre as estrelas´, com Demi Lovato (protagonista de ´Camp Rock´, ao lado de Joe Jonas), exibidos sempre às sextas, às 18h30min, também estão na lista de meninas como Raphaella Costa, de 18 anos, Fernanda Vasconcelos, de 13, Ana Caroline Araújo e Luciana Mendes, de 15.

´Como ´JONAS´ estreou nos Estados Unidos antes, tentamos acompanhar alguma coisa pelo YouTube. Mas não é a mesma coisa. Vamos assistir a temporada inteira na TV´, diz Rapha.

A receita do sucesso, as amigas dizem, é bem simples: a sensação de que qualquer menina, de qualquer lugar do mundo, poderia estar ali, vivendo aquelas mesmas situações encaradas pelos personagens. ´A gente assiste e se imagina no lugar deles. E os Jonas são tão lindos e simpáticos...´, completa Fernanda.

Andrea Salinas, diretora de marketing da Disney Brasil, está com as meninas: os irmãos Jonas hoje são os garotos mais badalados não só do Disney Channel, mas do momento.

Novidades


No entanto, o canal tem outras novidades. Uma delas é ´Programa de proteção a princesas´, outro filme com a chancela do estúdio, com Demi Lovato (sempre ela!) e Selena Gómez, musas dessa geração. Mas, outros filmes adolescentes também estão por vir.

´´JONAS´ é o grande foco das garotas e também dos meninos, já que havia uma grande expectativa pela série. Eles não só cantam como atuam muito bem. E já recebemos a confirmação do início das filmagens de ´Camp Rock 2´. No segundo semestre, ainda teremos a nova temporada de ´Hannah Montana´ e a estréia do filme de ´Os Feiticeiros de Waverly Place´´, explica Andrea.

Ainda quentes no Disney Channel, ´Hannah Montana´ e ´Os Feiticeiros de Waverly Place´ foram parar na grade da Rede Globo. A cantora e atriz Miley Cyrus, que encarna Montana, ocupa seu horário na manhã de sábado, enquanto ´Os Feiticeiros´ faz parte da ´TV Globinho´, faixa na qual é exibido diariamente, também de manhã. Vale lembrar que a emissora já foi mais além na investida teen com o recente ´Ger@al.com´, série sem previsão de voltar ao ar, além de exibir filmes com o selo Disney, como a franquia ´High School Musical´ e o próprio ´Camp Rock´.

´Estamos vivendo um momento com produções de conteúdo fantástico, como foi ´High School Musical´, unidas a uma volta dos musicais´, avalia Andrea.

Moda na telinha


E entre Hannahs Montanas e afins, os teens vão ganhando novos nomes na televisão. O foco das séries de sucesso normalmente é o universo escolar. Mas o mundinho fashion também se uniu à lista de prioridades dos jovens telespectadores.

O reality show brasileiro ´Temporada de moda´, que estréia 9 de setembro, às 21h, no Boomerang, e a série ´True Jackson´, cujo primeiro episódio foi ao ar na última segunda, às 20h, no Nickelodeon, abordam o tema.

Em ´Temporada da moda´, 17 estudantes disputam uma vaga como estagiária no departamento de estilo da revista Capricho. No seriado, a personagem-título é uma garota comum que se transforma, da noite para o dia, em vice-presidente de criação da linha jovem da grife Mad Style.

Para Carolina Vianna, diretora de marketing do Nickelodeon, os interesses das crianças mudaram. ´O Nick sempre se posicionou como um canal para crianças até 12 anos, estendendo para 14. O que a gente percebeu é que as crianças mudaram, e que se criou um distanciamento de interesses bem marcado. Hoje, fica mais evidente que a mensagem é para o pré-adolescente´, teoriza Carolina.

O público tanto mudou que ´Isa TKM´ - produção latino-americana do Nickelodeon - se tornou um megassucesso em apenas quatro meses. Isa Pasquali (María Gabriela de Faría), uma adolescente de 15 anos, se apaixona pelo garoto mais bonito do colégio, Alex (Reinaldo ´Peche´ Zavarce), namorado da malvadinha Cristina (Milena Torres).

Exibida de segunda a sexta-feira, às 19h, Isa espalhou o TKM pelos orkuts da vida - e ganhou o coração de fãs que nem chegaram à pré-adolescência, como Maria Fernanda Abalo Monteiro, de 9 anos, e suas amigas, as gêmeas Eduarda e Rafaela Lorenza, de 13.

´Antes eu assistia ´Rebelde´, mas ´Isa´ tem mais a ver com ´High School Musical´. Os episódios são legais, mas as músicas também´, afirma Maria Fernanda.

Tatiana Contreiras
Agência o Globo

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.