Moda

Elegância íntima

A lingerie volta a ocupar papel de destaque na composição de looks que podem ir do casual ao chique, passando pelo esportivo e moderno

00:00 · 14.02.2018 por Carol Kossling - Repórter
Image-0-Artigo-2359761-1
Ficha-técnica Modelo: Amanda Meneses (Wide Models) Beleza: Delano Queiroz Styling: Marleudo Costa Assistente: Célio Macena ( Fotos: Helene Santos )

Não é de hoje que a lingerie à mostra caiu no gosta das mulheres. Já faz um tempinho que alças e rendas ganharam mais evidência nos looks e se sobressaem às roupas. Para entendermos o que vem se destacado neste segmento, convidamos um diretor criativo de uma marca de lingeries de Fortaleza, Marleudo Costa, 32, para contar o que está em alta no momento, dar dicas e criar alguns modelos especialmente para o Zoeira.

Formado em Estilismo e Moda na Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-Graduando em Cultura de Moda e Mercado pela Estácio, Costa observa que ao longo da história da moda, a lingerie sempre esteve presente no vestuário feminino e, por algumas vezes, tornou-se protagonista de produções memoráveis.

"Não tem como esquecermos os espartilhos superelaborados das rainhas Elizabeth I e Maria Antonieta. Gosto de associar essa crescente tendência de elaborar looks usando a lingerie como ponto de partida, mesclando a referências atuais e ultramodernas ao fato de, como essas rainhas citadas, a mulher contemporânea possui um forte sentimento de domínio sobre suas escolhas e desenha sua personalidade marcante por meio do que veste", comenta.

Funcionalidade

O diretor criativo chama a atenção para o fato de muito se falar em democracia da moda e multifuncionalidade dos looks e que, atualmente, uma mesma roupa pode perfeitamente transitar nos ambientes de trabalho, bem como os mais informais, como encontros com amigos, um cinema ou até mesmo um happy hour. "Com a lingerie, esse cuidado precisa ser mais aguçado, visto que é preciso dosar os aspectos relacionados à sensualidade e fetiche que muitas vezes essas peças carregam e comedir os ambientes onde elas serão bem-vindas na composição".

Marleudo exemplifica que se a mulher trabalha em um universo mais formal e que exija uma maior seriedade no vestir, talvez não seja apropriado que ela opte por looks onde a lingerie esteja aparente. "No mais, vivemos em uma região com clima apropriado para apostar em modelagens que favoreçam esta tendência", aposta.

Em alta

É incrível como a lingerie tem o poder de sempre se reinventar e sair do óbvio. Um sutiã pode, ao mesmo tempo, ser funcional e carregar as informações de moda, como é o caso das croppeds, dos tops halter e das modelagens ombro a ombro feitas com rendas delicadas.

Os bodys também têm força e papel inquestionáveis nesse processo de transição do lingerie para o "lado de fora" do look. "Acredito que, por cobrirem mais o corpo, eles são bem aceitos e mais comerciais".

Aliado a tudo isto, existe uma infinidade de atributos tecnológicos que tornam essas peças ainda mais atrativas, com propriedades que permitem a respirabilidade da pele, além de modelar o corpo sem se tornarem desconfortáveis e pesadas.

Pretinho básico

No que diz respeito às cores, o preto ainda é o carro-chefe de todas as coleções de lingerie. Democrático, eterno e funcional combina com quase tudo.

Mas não dá para não falar e ressaltar que a delicadeza do branco, o poder dos tons de vermelho, o romantismo do rosa e o minimalismo chique do bege ainda são as pedidas certas e atemporais.

Para quem ama ousar é possível encontrar de tudo um pouco, desde tons de lavanda até os amarelos e laranjas com efeito neon.

Dica

Transparência x lingerie

Segundo o diretor criativo, Marleu Costa, o segredo pra elaborar um look com lingerie e transparência sem que ele ultrapasse a linha tênue da sensualidade é saber dosar o quão presentes essas informações estarão. Combinar blusas de tule e tops de renda a saias midi estampadas, blazers estruturados e shorts com modelagens mais soltas são escolhas certeiras e que deixam a produção do look incrível, com aspecto jovial, moderno e cheio de personalidade sem ultrapassar os limites do vulgar.

Sport sexy

Image-0-Artigo-2361539-1
Para fazer um mix entre o esportivo e o clássico a combinação perfeita: corpete preto (Sensuality) tomara que caia, estruturado em microfibra; calça com listra (Presage) com pegada esportiva; blazer (Viori) com padronagem xadrez ultramoderno; e colar (Frikotes). Este modelo é indicado, segundo o estilista Marleudo Costa, para uma balada numa boate, um show ou ainda para curtir um happy hour.

Moderno retrô

Image-0-Artigo-2361536-1Top cropped (Ritati) halter preto, mais cavado em formato de triângulo, em renda francesa com detalhe trançado. Em composição com a saia evasê (Viori) torna-se um look estilo retrô, porém com ar moderno. O comprimento da saia e o dourado dos acessórios (Frikotes) permite com que ele seja apropriado para ocasiões mais elegantes, como um jantar de comemoração ou um primeiro encontro

Fresh and Chic

Image-0-Artigo-2361579-1
Por ter cores mais claras e modelagens mais fluidas, este look se torna ideal para um passeio no shopping, almoço com a família ou para ocasiões que permitam uma maior descontração na produção. A calça pantalona listrada (Mint Moda) forma uma perfeita harmonia com top cropped com decote ombro a ombro em renda francesa branca (Ritati) e colete (BKS Conceito), que dá um ar mais sério ao visual, fazendo com que ele transite em ambientes mais elegantes. (Acessórios Frikotes)

Romantic power

Image-0-Artigo-2361531-1
O body (Sensuality) em microfibra com renda francesa e decote em "V" compõe um look mais romântico, pois mistura a renda branca do body com o tom de rosa do short (BKS Conceito). É ideal para um cinema com o namorado ou um aniversário em família. Para tornar ainda mais versátil a composição, use com blazer vermelho (Presage) e acessórios (Frikotes) mais pesados que trazem modernidade e fazem com que o look consiga transitar para ambientes mais noturnos. Cinto e sapato Farrapus

Mais informações

BKS Conceito (3257.8863)
Farrapus (3262.6958)
Frikotes (3241.3764)
Mint Moda (99639.5320)
Ritati (3493.1009)
Sensuality ( 3243.4758)
Viori (3067.2867)

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.