Feira

Criação em cena

A Auê Feira Criativa chega à 4ª edição neste fim de semana e continua reunindo expositores de diversos segmentos, além de trazer uma programação artística gratuita na Praça das Flores

A Auê Feira Criativa reúne cerca de 80 produtores, grandes ou pequenos
00:00 · 14.09.2018 / atualizado às 02:04 por Mylena Gadelha - Repórter

Com a presença de mais de 80 expositores com a temática "É Primavera", a Auê Feira Criativa chega à 4ª edição neste fim de semana, sábado (15) e domingo (16), quando será realizada na Praça das Flores.

A proposta principal do evento é estimular a economia criativa e agregar negócio dos mais variados segmentos, que passam pela moda, gastronomia, artesanato, literatura, unindo tudo isso com uma programação musical.

Do começo

Segundo Mariana Marques, uma das organizadoras do evento, a ideia inicial surgiu da vontade de ocupar algum espaço público da Capital.

"Eu fui provocada por uma amiga, Telma Miyasaki, da marca 'Maria vai à festa'. Ela me pediu que pensasse numa feira grande e bonita, que queria expor num lugar assim. E tá aí! A vontade era juntar nossas forças e a provocação da Telma e criar alguma coisa que fizesse o fortalezense ter prazer em ocupar a praça", explica Mariana.

Ela também acredita que outra das motivações era desejar que o fortalezense pudesse chegar no espaço sem medo e aproveitar o que a feira tem de fato a oferecer.

Desde então, a proposta tem sido um sucesso. Ainda de acordo com Mariana, na última edição da Auê circularam R$ 120 mil reais em cerca de 14 horas que o evento foi realizado, além de reunir cerca de 200 expositores e mais de 12 mil consumidores nas três últimas edições da feira.

Espaço

A questão de ser uma possibilidade de espaço para pequenos produtores continua sendo um dos principais pilares da Auê, justamente pelo fato de que esse é o alvo principal tanto dos organizadores como das pessoas que comparecem à feira.

"Procuro não fazer uma curadoria excludente ou não privilegiar só os amigos. Tem gente de todo bairro, com todo tipo de produto. Isso é que eu acho que faz a feira ser interessante", comenta Mariana sobre a questão.

Uma das vantagens para os produtores, inclusive, é o fato de que a relação com os prováveis consumidores se estreita. Para os organizadores, o espaço montado pela Auê é capaz de proporcionar uma oportunidade até mesmo para quem produz e ainda não tem dinheiro suficiente para investir em um espaço físico.

Expansão

Mesmo com todos os números já alcançados, a feira ainda está longe de parar. O que move as novidades agora é um projeto de expandir.

"Temos um projeto de expandir para 100 expositores, aumentar a programação cultural e tentar ocupar outras praças da cidade. Mas o capital é todo nosso, e não é muito ainda, então ainda estamos tentando aposta na iniciativa privada para crescer", exemplifica Mariana.

Ela também acredita que a edição deste fim de semana será outro sucesso. "A feira deve ser muito boa! Muito lotada, gente feliz, circulando grana", garante.

Mais informações:

4ª Auê Feira Criativa
Sábado (15) e Domingo (16), das 16h às 22h, na Praça das Flores (Avenida Desembargador Moreira, S/N, Aldeota). Gratuita.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.