Entrevista

Com mais experiências

Rafaela Mandelli está de volta à Globo após 12 anos e se destaca como Helen na trama "O Tempo Não Para"

00:00 · 12.09.2018 por Leonardo Volpato - Folhapress
Image-0-Artigo-2451196-1
Rafaela mandelli destaca que as experiências fora da emissora engrandeceram a carreira e que este foi o momento certo para retornar

A atriz Rafaela Mandelli, 39 anos, está de volta à emissora carioca após mais de uma década fora: pode ser vista de segunda a sexta-feira, na pele da psiquiatra Helen, na novela das sete, "O Tempo Não Para". Na trama, é ela a responsável por cuidar dos dilemas dos "congelados" e ajudá-los a viver no século 21. E tem ganho cada vez mais destaque.

A história da novela gira em torno de Marocas, Dom Sabino, Samuca e os outros que estiveram no barco que congelou e aqueles que fazem parte do núcleo mais atual.

Retorno

De acordo com Rafaela, a volta à sua antiga casa ocorre no momento certo. "Retorno muito feliz e, claro, diferente de quando eu saí, aos 27 anos. Recebi um convite e aceitei. No tempo em que fiquei fora, fiz muita coisa. Trama bíblica, série. Tenho muito orgulho de tudo", comenta ela ao abordar as experiências que viveu quando não fazia parte do grupo de atores da Globo.

A artista se junta a um grupo de atores que retorna à Globo após anos, como Patricya Travassos, que vai ser vista em "Espelho da Vida", novela das seis que estreia no dia 25. A trama também recoloca no ar Luiz Fernando Guimarães, que estava fora desde a novela "Cordel Encantado" (2011).

Já o último papel de Rafaela na emissora havia sido em "Cobras & Lagartos" (2006), na pele de Fernanda, uma trapezista que se envolvia com Martim (Carmo Dalla Vecchia). Depois, ela ficou até 2016 na Record, onde participou de produções bíblicas como "Sansão e Dalila" (2011) e a bem-sucedida "A Terra Prometida" (2016).

Mercado

Ainda falando sobre diferentes experiências, a atriz fala que se abriu para oportunidades que apareceram.

"Eu vi o mercado se abrindo para outras possibilidades. Há espaço para todos. Não sei dizer porque a volta não rolou antes, mas foi no momento certo. Transitei bem em outros lugares, acumulei uma bagagem e uma maturidade interessantes. Reencontro agora muitos amigos", completa a atriz.

E avalia sua personagem em "O Tempo Não Para". "A Helen trabalha no laboratório de criogenia no qual a chefe dela é a cientista Petra, da Eva Wilma. Minha personagem é o contraponto, pois ela é mais humana, é emoção e quer ajudar os "congelados", enquanto Petra é mais racional", define.

Rafaela, aliás, rasga elogios para a companheira de cena, a veterana Eva Wilma. "Trabalhar com ela é receber uma aula de atuação diariamente. Ela é maravilhosa. É sempre uma honra", define a artista sobre a colega.

Divisor de águas

De acordo com Rafaela Mandelli, que retorna à Globo após 12 anos, ter feito a série "O Negócio", na HBO, durante quatro anos (2013, 2014, 2016 e 2018) a ajudou a amadurecer e a conseguir novos projetos nas artes.

"Ter estado na HBO pesou muito para a minha carreira. A vida vai te levando para caminhos e acho que cada um é diferente. O papel na HBO foi um divisor de águas. Ter a chance de fazer uma personagem por quatro temporadas é desafiador".

Na produção, Rafaela interpretou Karin, uma garota de programa de luxo que se destaca no mercado da prostituição e, ao lado de amigas, cria uma empresa.

Além da TV, a artista afirma que tem planos para o cinema. "Tenho um filme para estrear chamado "A Divisão", do Vicente Amorim, sobre a Divisão Antissequestro do Rio de Janeiro, nos anos 1990. Ele vai virar série no Multishow. E há mais uma produção para estrear em meados de novembro", diz.

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.