Coluna

Zunzunzum: Jogo de opostos

00:00 · 15.09.2018 por Sergio Amaral - Estadão Conteúdo
Desfile assinado por Rihanna mostrou diversidade nas modelos
Marc Jacobs faz crítica ao streetwear que vem tomando conta de grades marcas de moda e exibe desfile conceitual ( Fotos: AFP )

Coube às duas estrelas, uma da moda e outra da música, encerrar a Semana de Moda de Nova York, a primeira parada da temporada do verão 2019, que segue por Londres, Milão e Paris até o começo de outubro. São dois pólos da moda de hoje, que expõem um dos principais dilemas da indústria na era das redes sociais, em que likes, interações e compartilhamentos têm cada vez mais valor: quanto vale o show de um estilista experiente frente ao de um influenciador poderoso?

O desfile de Marc Jacobs atrasou 1h30, mas foi espetacular. Foi uma demonstração de savoir-faire, de domínio de técnicas e materiais sofisticados, de construções complexas feitas com primor, coisas que com 30 anos de experiência, incluindo 16 deles no comando da direção criativa do feminino da Louis Vuitton, Jacobs tem de sobra.

A Savage x Fenty está no extremo oposto. A marca de lingeries da Rihanna, a cantora e ícone fashion que é um fenômeno nas redes sociais não tem lá muita experiência em design nem desenvolvimento de produto. Mas seu Instagram (@badgalriri) tem mais de 64 milhões de seguidores, um deles, a propósito, o próprio Marc Jacobs (@themarcjacobs), que tem cerca de um milhão de followers. Quem causa mais nas redes? Riri, claro.

Diferenças

E assim foi com a apresentação da sua linha de lingerie, com um elenco de mulheres de diferentes cores, etnias e tamanhos num happening performático em que faziam coreografias dançando ao som de uma trilha que ia do zen ao eletrônico nervoso.

Enquanto Rihanna fala com as massas e promete sucesso de vendas e de público, a apresentação de Marc Jacobs sugere uma celebração à moda e ao design, ao glamour (antigo e, provavelmente, datado), ao guarda-roupa feminino e todas suas maravilhosas possibilidades.

"Há gente suficiente vestindo mulheres para ir ao Starbucks", fala o estilista, comentando a onda de streetwear normalzona que é corrente e que tem entre seus representantes a Supreme e a Yeezy, do rapper Kanye West.

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