Teenage - Zoeira - Diário do Nordeste

COLUNA

Teenage

14.03.2013

À espera da Jornada

Uma turma numerosa de cearenses se prepara para a união com milhares de jovens de outras cidades e países na Jornada Mundial da Juventude, grande evento católico que, este ano, ocorre no Rio de Janeiro


Lina, Alexandre e Débora oram e entregam a Deus a próxima Jornada Mundial. Os três estão ansiosos em participar do evento fotos: Kelly Freitas

Ao mesmo tempo em que estão com os olhos voltados para o Vaticano e para a escolha do novo Papa, muitos adolescentes e jovens cearenses também se preparam para a chegada do maior evento da juventude católica, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontece no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho deste ano.

A curiosidade de saber quem será o sucessor de Bento XVI tem relação direta com o evento. Isso porque a JMJ será a primeira ocasião em que o novo Papa aparecerá em público para falar com uma multidão advinda de várias partes do mundo.

Para Alexandre Neto, 22; Débora Viveiros, 19 e Lina Machado Câmara, 20, a mudança do líder da Igreja Católica, praticamente às vésperas da Jornada, "não é coincidência, mas providência de Deus".

"Quis a providência de Deus realizar a Jornada Mundial da Juventude como um dos primeiros ou o primeiro evento mundial com o novo Papa. Isso é muito importante para nós, pois é um sinal de como a Igreja é e sempre será viva e jovem!", defendem.

Os amigos Caio, Lucas e Ana Clara vão participar, pela primeira vez, de uma jornada. Eles estão curiosos em conhecer o novo papa de perto

Lina, inclusive, confessa que está muito ansiosa para ver, de perto, o novo Sumo Pontífice e sua mensagem para a juventude. "Acredito que as missas e a Via Sacra celebradas pelo Papa na JMJ serão de grande importância e, nesses momentos, poderemos vê-lo de perto. Será uma graça conhecê-lo e escutar a sua voz é uma maneira de fortalecer a nossa fé", observa.

Alexandre, Débora e Lina estiveram na JMJ 2011, realizada em Madri e vibraram quando o Rio de Janeiro foi confirmado como a próxima sede do evento.

"Assim que ficamos sabendo da escolha do Rio como cidade sede, nós já sabíamos que estaríamos presentes. Somos estudantes e tivemos que dar um jeitinho aqui e outro ali para economizar dinheiro para a viagem. Compramos o nosso pacote em setembro do ano passado e não vemos a hora de chegarmos lá", conta Alexandre.

A ansiedade ainda é maior para quem participará da JMJ pela primeira vez. É o caso dos amigos Ana Clara Albuquerque, 17; Caio Cardoso, 16 e Mateus Albuquerque, 15.

Eles estão se preparando para chegar ao Rio três dias antes do início para se familiarizarem com a cidade. Também confessam estar empolgados em conhecer o novo Papa e esperam participar de toda a programação da Jornada, que é bem extensa e conta com vigílias, adoração a Jesus eucarístico, missas, Via Sacra, entre outros.

O evento

A Igreja para os jovens e com os jovens foi como o papa João Paulo II determinou que fosse a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento criado por ele em 1985 com a intenção de reunir milhares de pessoas para viver a fé católica, em meio a mensagens de esperança e amizade, num clima de oração e alegria.

A primeira JMJ levou a Roma, em 1986, milhares de participantes, um sucesso que se repetiria nos anos seguintes - nas reuniões convocadas a cada dois ou três anos em cidades da Europa, América, Ásia e Oceania. No total, já são 26 realizações e, nos intervalos, são convocadas jornadas regionais, por iniciativa de dioceses de todo o mundo.

O Brasil costuma participar em peso de cada edição. Na última, em Madri, foi responsável por uma das delegações mais numerosas, com cerca de 14 mil jovens.

Para a jornada no Rio de Janeiro, que terá o tema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt. 28, 19), estão sendo esperados mais de dois milhões de participantes.

Antes, porém da data do evento, acontece a Pré-Jornada em diversas cidades do País - inclusive Fortaleza - com vigílias e orações preparatórias. "Na Pré-Jornada, intercedemos para que possamos, nos dias do evento, viver intensamente o mistério que Cristo tem reservado para nós", diz Lina.

Na nossa cidade, um dos preparativos para a JMJ será o Hallelluya, o "Acamp´s" - Acampamento de Jovens Shalom (realizados também no mês de julho), além de missas, palestras e adorações ao Santíssimo.

Ao falar do grande encontro de jovens católicos, Alexandre se emociona: "Espero, nessa jornada, ser o hospedeiro de Jesus jovem que vem nos visitar disfarçado em tantos outros rostos e, assim, dar de graça aos meus irmãos o que de graça recebi: O Amor de Deus. Sinto com essa jornada que chegou a nossa vez, a hora de todos os brasileiros gritarem ao mundo o amor e a alegria de ser católico".

Preparem as malas!

JMJ no Rio de Janeiro

A Comunidade Católica Shalom, com sedes espalhadas por vários estados do Brasil, está com pacotes para a Jornada Mundial da Juventude no Rio. Em Fortaleza, as informações estão disponíveis com Paulo Henrique (3023.4612)

Algumas empresas de turismo locais também organizam grupos para o evento como a Gertur (http://www.gertur.com.br/), a Calypso Viagens (http://www.calypsoviagens.com.br/) e Fasantur (http://www.fasantur.com.br/)




Comente essa matéria


Editora Verdes Mares Ltda.

Praça da Imprensa, S/N. Bairro: Dionísio Torres

Fone: (85) 3266.9999