coluna

Puxa o Fole: Talento de família forrozeira

00:00 · 05.11.2016
O forrozeiro conta que leva em sua música um mix das batidas do forró, sertanejo e funk ( Fotos: Gabriela Madeiro )
Nathan sonha em chegar a realizar shows fora do Brasil ( Foto: Gabriela Madeiro )

Aos 28 anos, Nathan Loketa alcança novos públicos por meio do Interior do Ceará, Piauí e Maranhão. O forrozeiro acaba de lançar um novo CD com canções de forró, sertanejo e funk

Para muitos cantores de forró e sertanejo, a música é algo que vem de família. O mais difícil para os novos artistas é criar um nome desatrelado ao do familiar. O cantor Nathan Loketa, primo do forrozeiro Wesley Safadão, vem crescendo no mercado do forró em diversos municípios do Interior do Ceará, além de Estados como Maranhão e Piauí. Com traços semelhantes ao do primo famoso, mas sem o cabelo longo, o cantor chama atenção pela voz forte.

Com 28 anos, Nathan conta que a música começou sem muito interesse profissional. "Foi meio que como uma brincadeira, na verdade. Comecei junto com meu primo Wesley, dançando, por ideia do meu tio. Ele botou a gente pra dançar numa banda de forró conhecida, aí o público foi aceitando, gostando e montamos a banda chamada Garota Safada. Certo tempo, ele teve a ideia de pedir para gente cantar, daí foi quando começou tudo. A gente cantou uma música, duas e ficou fazendo essas participações nos shows".

Sobre a relação com o primo famoso, o forrozeiro conta que a família sempre foi muito unida, até na moradia, quando residiam todos em um quarteirão que o avô comprou. "Todo tio tem uma casa lá dentro (terreno). Então, desde pequeno, a gente sempre esteve junto, férias era junto, colégio estudávamos juntos. Hoje em dia, devido ao nosso trabalho, a gente não tem tanto tempo quanto tinha antes. O Wesley viaja pra um lado, eu viajo pra outro, mas sempre a gente se encontra num churrasco, que às vezes ele faz na casa dele, além de convidar a gente para bater uma bolinha com familiares e os amigos".

Inspirações

Bem no início da trajetória na música, o forrozeiro revelou que gostava de ouvir Vicente Nery e Xand Avião para se espelhar. "Eles já eram pessoas mais consolidadas, mais velhas no mercado, a gente ouvia bastante. Hoje eu acho que a gente escuta de tudo do forró, sertanejo e funk. Você pega um romântico transforma em forró, pega um funk também e vice versa".

Atualmente, Nathan e sua banda recebem várias músicas de diferentes compositores. A primeira canção que ele ganhou foi do próprio primo, o hit "Eu tô lokêta". Safadão também presenteou Nathan com uma participação na música "É na bagunça", em um álbum promocional, lançado recentemente.

O novo álbum do cantor possui 23 canções, sendo três autorais. No repertório, ele apresenta um mix de forró e sertanejo. Há dois meses, ele também gravou um DVD no Maranhão. Conforme Nathan Loketa, o produto audiovisual está em fase final e deverá ser lançado em novembro deste ano.

O cantor aposta nas redes sociais para estourar suas canções. "Sem dúvida nenhuma acho que rede social ajuda bastante a divulgar. Um meio de você falar com o fã, falar com uma pessoa que está muito longe, dela saber que você vai tocar em tal canto. Então eu olho muito, acho que todo artista tem aquele vício de ficar olhando", declara. Sobre sonhos e futuro na carreira musical ele afirma que quer cantar em outros países, mas primeiro quer ser reconhecido nacionalmente.

"Eu quero me ver muito bem, sendo reconhecido no Brasil. Quero estar bem financeiramente".

Para muitos cantores de forró e sertanejo, a música é algo que vem de família.

Playlist

Novo repertório

É na bagunça

Vai danadinha

Eu tô loketa

Meu coração deu PT

Beba devagar menina beba

Eu, você o mar e ela

Sossega o coração

Cobro um salário

Sabadão

Naquele mesmo bar

Tereu teu teu

Química

Decide aí

Vidro fumê

O nosso santo bateu

Medo bobo

Paredes

Malandramente

Bumbum Granada

Solteiro de novo

Sertanejos gravam DVD

A dupla Pedro e Benício gravou um DVD, na última segunda-feira (1), no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza. "Em pouco mais um mês a edição deve ser finalizada", disse Benício. Participaram da produção os cantores Wesley Safadão, Simone e Simaria, Zé Felipe e a dupla Zé Neto e Cristiano. No repertório, sucessos do álbum "Hipnose".

Réveillon de Fortaleza

A cantora Márcia Fellipe revelou, em entrevista ao Puxa o Fole, que está confirmada com uma das atrações do Réveillon de Fortaleza. A festa acontece anualmente no Aterro da Praia de Iracema e conta com atrações variadas do forró, sertanejo e demais ritmos.

Luau reúne forrozeiros

A cantora Samyra Show e o sanfoneiro Dorgival Dantas comandam um luau na praia de Canoa Quebrada, localizada em Aracati (CE), no próximo dia 12 de novembro. A festa será realizada na tradicional barraca Chega Mais Beach - Lounge e Restaurante.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.