Coluna

Puxa o Fole: Repertório junino

00:00 · 02.06.2018 / atualizado às 01:11
No YouTube, Luan Estilizado possui mais de 50 milhões de visualizações com pouco mais de 100 vídeos. Ele também já gravou canções com Wesley Safadão e a dupla Mateus e Kauan

Luan Estilizado já tem programado cerca de 40 apresentações em junho. Um novo DVD também está sendo articulado no segundo semestre do ano em parceria com o cantor Raí.

Há quatro anos na gravadora Som Livre, o cantor e sanfoneiro Luan Estilizado é um dos nomes do forró que vem buscando ressaltar as músicas nordestinas no casting da empresa. A mais nova produção é a gravação de um EP com clássicos do São João. Artistas brasileiros têm apostado em EPs (sigla de "extended play"), que nada mais é do que um álbum com menos músicas, implementado no mercado brasileiro há alguns anos, mas um formato consolidado já há muitos tempo no exterior.

Com participação de Fagner, Elba Ramalho, Michel Teló e Tato da banda Falamansa, o forrozeiro relembrou clássicos da música nordestina que ganham força com o período junino. "Ai Que Saudade Docê", "Olhinhos de Fogueira", "Isso Aqui Tá Bom Demais", "Jardim dos Animais" e "Xote da Alegria" ganharam nova roupagem na voz de Luan Estilizado.

O álbum foi lançado em maio e já embala as festas. "Mudamos a pegada das músicas. Vem com novos arranjos. Ele surpreende", diz o cantor.


Nos bastidores, Elba Ramalho avaliou a preservação da identidade musical. "Nessa questão da tradição é muito importante saber quem você é. Nossa música é nossa carteira de identidade. Se a gente perde isso, a gente perde o rumo".

Sobre o mercado musical, aquecido em junho com o São João, Luan explica que os shows de prefeituras e particulares não faltam. "Todo mundo consegue ganhar o pão de cada dia. Hoje, atuo em Pernambuco, Paraíba e Ceará. Áreas que o forró segue sem problemas", explica. Questionado sobre a invasão de outros gêneros nas festas de São João, ele explica que não enxerga impasse.

Shows

A agenda de junho de Luan é grande. Segundo ele, já estão programadas cerca de 40 apresentações. "Nosso São João está recheado. Temos 40 shows para fazer. Estarei nos principais eventos do Nordeste. A gente procura fazer um pouco de tudo, do forró tradicional ao forró eletrônico. O Sul do Ceará é forte na minha agenda. Se Deus quiser estaremos fortes em demais regiões".

O sanfoneiro é um nome requisitado no atual cenário do forró. Em maio, participou de dois DVDs: em Fortaleza, cantou no primeiro do cearense Wallas Arrais; já em Natal, participou de gravação da cantora Walkyria Santos.

Em julho, o artista promete a gravação de mais um DVD para os fãs. O detalhe é que ele não estará só. Luan vai gravar um novo produto audiovisual ao lado de Raí, da Banda de forró Saia Rodada.

"É um projeto pensado por nós dois. Vamos rodar com shows também pelo Nordeste. A intenção é fazer o DVD para o público em ambiente aberto", explica Luan. Ainda segundo o forrozeiro, está sendo alinhado onde serão registradas as imagens da nova produção.

The Voice Kids: voz arretada

eduarda brasil
Eduarda Brasil afirma ser eclética: “gosto de forró, MPB e adoro um pagode”

Vencedora do “The Voice Brasil Kids” deste ano, a paraibana Eduarda Brasil, 16 anos, dá o pontapé inicial nas produções de carreira com o primeiro EP, lançado nas plataformas digitais na última sexta-feira (1º). O trabalho conta com quatro músicas, sendo uma com participação de Márcia Fellipe.

“Amiga que presta” é o nome da canção que a jovem interpreta com Márcia. “A parceria é a realização de mais um sonho”, conta Eduarda em entrevista ao Puxa o Fole no estúdio da FM 93, em visita a Fortaleza. 


A adolescente afirma que, apesar de apresentar sonoridade diferente da que o público que a acompanha está acostumado, espera que o trabalho caia no gosto do público. E para isso buscou equilíbrio entre tendências regionais. 

“Muita gente pode estranhar, pois o estilo que eu defendi no programa foi o pé de serra. Fizemos algo que o pessoal do Nordeste e a turma do Sul não estranhem. A proposta é boa. Espero que todos abracem”, torce. 

O compacto possui chancela da Universal Music, com quem assinou contrato ao vencer o reality da Globo. A paraibana de Cajazeiras também faturou R$ 250 mil por conquistar o primeiro lugar no programa. Agora com banda própria, e já ensaiando, Eduarda pretende iniciar a agenda de shows.

“Recebemos muitos convites nesse período de São João, mas temos que ter cuidado por conta da minha escola”, pondera a cantora, que deve terminar o Ensino Médio neste ano letivo. O desejo de cursar Matemática na universidade vai ficar na gaveta. O foco agora é a música. “Vamos dar o primeiro passo e acho que vale a pena começar devagar, não meter os pés pelas mãos. Sou focada no que faço. Estamos ensaiando bastante. Quem me acompanha sabe que mal paro em casa, essa vida é bem difícil, mas está muito bom até agora. Vamos meter o pé no meio do mundo cantando forró”, projeta a vocalista.

Além da Universal, Eduarda também é representada pelo escritório cearense Social Music. “Estamos caminhando juntos”. Durante o bate-papo, a pergunta sobre a relação da jovem com as cantoras Simone e Simaria (técnicas dela no “The Voice”) soou delicada. Após trocar olhares com o pai, que acompanhou a entrevista, preferiu pular o questionamento, mas torcendo que uma futura parceria com as irmãs baianas – também artistas da Social – aconteça. 

Villa Mix na Europa 

foto
Profissionais da imprensa portuguesa estiveram reunidos, nesta semana, com a direção do evento Villa Mix. As empresas Social Music e AudioMix lançaram a primeira edição do evento sertanejo na Europa. A festa acontece no dia 6 de outubro, na Altice Arena (foto), em Lisboa. Os ingressos estão disponíveis online por meio do site www.blueticket.pt

Arraiá na Maraponga

O cantor Nathan Lokêta, primo de Wesley Safadão, é atração do Arraiá do Bar do Cebolinha Maraponga, neste sábado (2). A noite conta ainda com a animação de Lucas Senna, Monique Pessoa e Forró D'Nome. A festa, que inicia às 21h, tem ingressos a R$ 15 (piso superior).

Campina Grande adia São João 

O início da programação do São João 2018 em Campina Grande foi adiado em uma semana. A festa junina que iria começar nesta sexta-feira (1º) vai começar no dia 8 de junho e terminar no dia 8 de julho. A greve de caminhoneiros nas rodovias foi o motivo da mudança. 

Ônibus de Lucas Lucco é atacado

O ônibus que transportava a banda do cantor Lucas Lucco foi assaltado durante a madrugada desta quinta-feira (31), na BR-365, próximo a Indianópolis. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo seguia de Patos de Minas, onde o cantor fez show na Fenamilho.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.