Coluna

Puxa o Fole: primeiro DVD

00:00 · 26.05.2018
Mais de 30 profissionais participaram da produção do DVD da forrozeira gravado na cidade de Natal

A forrozeira Walkyria Santos gravou o primeiro DVD da carreira solo. Diferente do que ela havia revelado ao Puxa o Fole, em janeiro do ano passado, ela escolheu Natal, no Rio Grande do Norte, para gravar a produção. A loira contou com participações especiais, além de um repertório inédito. O primeiro vídeo deve ser disponibilizado nas plataformas digitais no próximo mês.

Intitulado por "Walkyria in Roça", o DVD conta com 14 músicas inéditas, além da já conhecida "Cinco Chamadas". "Não cantei músicas que já gravei na Magníficos ou Solteirões do Forró. Só cantei letras inéditas. Eu queria fazer uma parada nova e mostrar outra fase da minha vida, mas que não saísse do meu contexto", declarou a cantora.

O DVD ainda contou com participações de amigos. O cantor e sanfoneiro Luan Estilizado, o forrozeiro Raí, da Banda Saia Rodada, e o filho da loira, o jovem Bruno Santos, foram nomes escolhidos para compor a produção. "Essa data foi marcada por mim e, graças a Deus, eu consegui o Luan com a agenda em aberto e o Raí também, toparam na hora. Vieram e somaram. Com meu filho foi mais fácil". A produção contou mais de 40 pessoas trabalhando com vídeo, luz, som e fotografia. A captação de imagens ficou por conta da Praia Filmes.

Cenário

Uma chácara em uma área de área de 15.000 m², foi o local escolhido para ser a locação do DVD de Walkyria Santos. Dias antes da gravação, ele chegou a fazer um ensaio fotográfico em meio a fauna e flora do ambiente.

"Soube que as crianças de alguns colégios daqui de Natal faziam as excursões na fazendinha. Soube disso porque minha filha já foi algumas vezes ai eu resolvi conhecer. Quando conheci achei maravilhoso, me encantei então me veio logo na cabeça. Eu não encontrava um título para esse DVD e eu queria alguma coisa bem autêntica. Aí meu cunhado Aritana disse: porque não faz 'Walkyria in Roça'? Aí, pronto", revelou Walkyria Santos.

Durante a produção de vídeo, a cantora utilizou quatro looks assinados pelo ateliê de alta costura "A Costureira Oficial". "Há muito tempo queria fazer um DVD meu, que retratasse basicamente o que sou, a minha essência. Nada melhor do que fazer alguma coisa da roça, com cheiro de mato e verde".

São João

A agenda da apresentações do período junino da forrozeira é extensa. Ao todo, 30 shows já estão agendados para o São João.

Nova produção

Primeiro EP 

Image-0-Artigo-2404639-1

O forrozeiro Batista Lima acaba de gravar o primeiro EP da carreira solo. A produção foi intitulada por "Quatro Tons", com previsão de lançamento para o início de junho. O projeto conta com participação de Zé Cantor. Gravando pela primeira vez juntos, o encontro das vozes ocorreu no inicio do mês, nos estúdios da A3 Entretenimento em Fortaleza (CE). Tudo foi registrado e divulgado simultaneamente "ao vivo" nas redes sociais de Batista Lima. Quem também participou foi a jovem Maria Clara.

"São quatro canções com vozes e gêneros diferentes. Tem forró, sertanejo e arrocha", declarou o cantor. Segundo Batista, o trabalho se fez necessário pela rapidez do mercado musical.

Composições

"Meia volta", Toma Coração", "Medida Protetiva" e "Meu Nome" compõe o álbum. "A faixa 'Toma Coração' traz um forró com bastante autenticidade e expressão regional. Não hesitei em convidar o Zé Cantor, primeiramente por admirar sua história desde o início da minha carreira, quando ele cantava com João Bandeira. E segundo, pela imensa satisfação em cantar pela primeira vez ao seu lado, eternizando sua brilhante participação em meu novo CD", explicou Batista Lima.

Sobre Maria Clara, o cantor a intitula por Marília Mendonça do Nordeste. "Ela tem voz forte e nova. Lembra demais a Marília. É uma promessa na música", ressalta.

Forró

Apoio do Senado Federal 

Image-0-Artigo-2405038-1

Músicos, compositores e intérpretes de forró foram recebidos nesta semana pelo presidente do Senado, Eunício Oliveira. A mobilização foi para transformar o ritmo nordestino em patrimônio imaterial da cultura brasileira.

A iniciativa busca proteger a cultura e valorizar as danças e festas regionais. O pedido de registro foi encaminhado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pela Associação Balaio do Nordeste, da Paraíba. "Vamos trabalhar nisso. O forró é nossa vida, nossa história, nossa tradição. Obviamente tem o meu apoio", afirmou Eunício.

Ameaça

Segundo a presidente da Associação Cultural Balaio Nordeste, Joana Alves, o forró está perdendo força nas festas de São João, pois grande parte dos municípios nordestinos tem contratado artistas famosos de outros ritmos.

Sertanejo em Fortaleza

Image-0-Artigo-2405123-1

A dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano é atração confirmada do São João de Fortaleza. Com 25 anos de história, os irmãos fazem uma apresentação especial no último dia do São João da Capital cearense. A festa acontece de 14 a 17 de junho. O evento é realizado pelo Sistema Verdes Mares (SVM). A programação ainda inclui mais de 15 shows.

Festa do Pau da Bandeira

Image-1-Artigo-2405123-1

O evento reunirá artistas nacionais e terá um esquema especial de segurança para o dia do hasteamento da bandeira, no dia 27 de maio. São mais de 40 apresentações musicais divididos em 19 dias de festa. "Fé, tradição e cultura", é o lema dos festejos que começam com a 'Noite das Solteironas'.

Protesto atinge cantores

Durante passagem pela BR-232, em Ouricuri (PE), o ônibus da banda Forró do Muído foi parado por caminhoneiros em protesto contra o aumento dos preços de combustíveis. A forrozeira só foi liberada após cantar e descer do veículo acompanhada do sanfoneiro.

Embaixador de Barretão

Pela 1ª vez na história, a Festa do Peão de Barretos escolhe um mesmo Embaixador por dois anos consecutivos. Gusttavo Lima foi empossado novamente, durante almoço com o presidente da festa, Ricardo Rocha. O rodeio acontece de 16 a 26 de agosto.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.