coluna

Puxa o Fole: No som da sanfona

00:00 · 13.01.2018
Produção contou com tecnologia de projeções para ilustrar cenário ( Foto: JL. Rosa )

Em meio as ruínas jesuíticas e ao verde do Engenhoca Parque, o sanfoneiro Caninana gravou o mais novo DVD carreira. A produção deixou de lado os telões de LED e adotou a tecnologia de projeções para ilustrar e dar mais cor às imagens. Com um público seleto, a produção audiovisual uniu o som forte da sanfona com grandes vozes do forró.

Com participação de Mano Walter, Dorgival Dantas e da dupla "Os Nonatos", o sanfoneiro natural de Assaré, no interior do Ceará, cantou sucessos da carreira. Em 17 composições, Caninana fez o público cantar músicas interpretadas por nomes da atualidade como Wesley Safadão, Xand Avião e Gabriel Diniz. A letra da canção "O futuro lhe espera" abre o DVD.

Veja entrevista com os cantores que participaram da gravação do DVD

Caninana chegou a buscar outros lugares para realizar a produção. Com o apoio da Imaginar Filmes, ele conseguiu optar por um outro local. O Pirata Bar chegou a ser pensado para gravação do produto audiovisual.

No repertório, canções carregadas de romance e regionalismo. É possível escutar nas letras situações vivenciadas por casais e as paixões mais distantes. A presença do moderno também é real.

Gravação

O andamento da captação de imagens seguiu de forma rápida. Inicialmente, Caninana cantou letras que viraram hits como "Ventilador no 3', "Chuveiro ligado" e "Ressaca de saudade". A primeira participação do DVD foi a do sanfoneiro Dorgival Dantas. Os dois cantaram "Contrato assinado" e "Surpresas do amor".

Dorgival Dantas e Caninana

Ao som de duas sanfonas, Dorgival Dantas e Caninana dividiram o palco do DVD (Foto: JL. Rosa)

Em seguida, foi a vez do alagoano Mano Walter. Com uma voz forte, o jovem cantou "Não troco por nada" e "Fiquei aéreo". Em entrevista ao Puxa o Fole, o cantor falou da forte relação com o Caninana. "Tenho várias músicas dele no meu repertório. Nossa amizade é antiga", declarou.

Mano Walter ressaltou felicidade em dividir uma produção com Caninana. "Noite especial. Fiquei feliz demais em participar de um trabalho com tantos poetas. Já gravei várias composições. Tive o prazer de ter o sucesso 'Zero Boi' no meu repertório. É sucesso nacional. Por sinal, no meu CD novo, tem canção dele. Tenho uma consideração grande por Caninana que hoje ultrapassa as barreiras do forró e sertanejo".

Mano Walter e Caniana

O bom entrosamento de Mano Walter e de Caninana foi visível para quem acompanhou a gravação (Foto: JL. Rosa)

Durante as participações, um show de luzes foi projetado na vegetação e nas estruturas construídas pelos jesuítas. Datadas de 1727, as ruínas são memórias da história da passagem dos jesuítas por Aquiraz no período do Brasil Colônia. No local, funcionava uma hospedaria dos religiosos, onde havia também a catequização dos nativos. Na gravação, o público pode abusar dos celulares com fotos das apresentações e muitas "selfies". Pelo prestígio na música, parte dos convidados de Caninana era de sanfoneiros e compositores.

Bônus

O DVD ainda vai contar com dois nomes fortes do forró em duas faixas bônus. Quem participa são os cantores Felipão e Rita de Cássia. Ambos estiveram na gravação da produção acompanhando as apresentações. Segundo Cláudio Mello, empresário de Caninana, serão gravados clipes com os cantores em estúdio.

O cantor Felipão revelou que a amizade com Caninana é nova, mas já de muitos trabalhos em shows pelo Brasil. "Nossa relação é nova. Não conhecia ele. Quando eu estava no mundo gospel já ouvia as canções dele. Não tinha tido a oportunidade de estar perto e dividir um vídeo. Depois que retornei, nos encontramos e já tocamos juntos algumas vezes. Hoje, fazemos parte do mesmo escritório, a Farra Produções".

Os Nonatos e Caniana

Os Nonatos levaram a tradição do forró na produção. A parceria com Caninana começou por meio de um programa de TV (Foto: Ederson Lima)

O forrozeiro destacou que o convite de Caninana fortalece a união na música. "Quanto mais a gente conseguir trabalhar juntos, não só em participações, melhor. A união faz a força. Nosso forró precisa de mais união".

A compositora Rita de Cássia pontua o trabalho de Caninana como poesia moderna. "Ele tem um estilo próprio de quem gosta de vaquejada. Sem falar que ele é sanfoneiro. O que ele faz é poesia voltada para o amor que também é forte no repertório. Tem que respeitar".

Jazz e forró

Image-0-Artigo-2347465-1

O Festival Jazz & Blues abre a temporada de shows deste ano com uma verdadeira celebração às raízes da música nordestina. No dia 10 de fevereiro, a sanfona afiada de Waldonys e o talento dos músicos da Big Band Unifor se misturam no palco da Cidade Jazz & Blues, a partir das 21h, em uma apresentação elaborada com exclusividade para o evento.

Gusttavo Lima em 1º lugar

Image-1-Artigo-2347465-1

Segundo o ranking da Connectmix, da primeira semana de janeiro, a canção "Eu vou e buscar" já foi executada 22,5 mi vezes nas rádios brasileiras. Em segunda posição quem aparece é o cantor Thiago Brava com a composição "Dona Maria". O hit obteve 22,2 mil execuções.

Navio com áreas esgotadas

Duas áreas do cruzeiro do cantor Wesley Safadão já estão com vendas esgotadas. Os quartos com janela panorâmica e com varanda já estão lotados. A festa acontece do dia 24 a 27 de novembro e conta com Bell Marques, Thiaguinho, Gabriel Diniz e Márcia Fellipe.

Promessa do Sertanejo

Quem passou pela redação do Diário do Nordeste foi o cantor Raphael Alencar. O jovem é promessa do Nordeste no gênero sertanejo. Atualmente, segue na região do Cariri em apresentações. De voz forte, o solista tem voz que lembra nomes como Gusttavo Lima.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.