coluna

Puxa o Fole: Memória do forró em vídeo

00:00 · 12.11.2016 / atualizado às 10:24 · 13.11.2016
A dupla levanta a bandeira da produção audiovisual local ( Foto: Yago Albuquerque )

Com mais de 11 milhões de visualizações no YouTube, dupla de produtores de vídeo vem se destacando no mercado de produções audiovisuais de forró

Eles não são irmãos de sangue, mas a paixão pelas câmeras os uniu. Os produtores de vídeo Marcelo Venancio e Kelson Veras dominaram o mercado audiovisual do forró no Ceará. Há quatro anos, os amigos criaram a Imaginar Filmes, produtora que vem arquitetando clipes e DVDs de nomes consagrados do gênero.

Os videomakers se conheceram durante a produção de um clipe. "Eu estava trabalhando sozinho nesse mercado. Tinha muitas dúvidas técnicas, assim como o Marcelo. Eu vi essa boa troca de informações, de passar o que eu sabia pra ele e vice-versa. A gente uniu forças e caminhamos juntos. Sociedade é uma coisa difícil", conta Kelson.

Apesar das megaproduções audiovisuais, os produtores afirmam que não tinham finalidade de trabalhar com esse segmento. "A gente começou nesse ramo musical porque ele (Marcelo) tocava e eu também. Ele já vinha com uma amizade com o Emanuel Dias, na época produtor do Aviões do Forró", relembra.

Um dos fatores que deu força para Marcelo e Kelson iniciarem os projetos em vídeo foi a baixa qualidade das produções audiovisuais para o segmento. Um exemplo citado por eles foram as estruturas das vaquejadas. "A gente conseguiu aflorar e conquistar espaço dos donos estabelecimentos e empresários do forró, para produzir mais e cada vez melhor", diz Kelson.

A produção mais emblemática para os amigos foi a do clipe "Camarote" do cantor Wesley Safadão. Conforme dados do canal de vídeos YouTube, o videoclipe já foi visto 148 milhões de vezes. Segundo eles, a produção foi feita de forma simples, com roteiro e direção na ordem certa.

Esse ano, os videomakers já produziram clipes e DVDs para os cantores Waldonys, Márcia Fellipe, Leo Santana, Canina do Forró e Avine Vinny, além de gravarem a turnê do forrozeiro Wesley Safadão nos Estados Unidos.

Sobre a relação com os empresários do forró, Marcelo conta que a Imaginar Filmes teve de se adequar a eles. "Todos querem tudo muito rápido. Querem ter uma ideia do dia pra noite, no outro dia já querem executar e, no dia seguinte, o produto fechado já pra botar na internet".

Para se ter dimensão da agilidade das edições, eles chegaram a entregar o último DVD do Garota Vip, em Fortaleza, com 81 musicas em dois dias. Eles iniciaram a edição às 6h, no mesmo dia, às 7h, eles já tinham que viajar para gravar o DVD de outro artista.

Bastidores

A dupla já percorreu várias cidades do Nordeste do País. Nesta semana mesmo estão em João Pessoa, na Paraíba.

Questionado sobre a proximidade com os forrozeiros, Kelson conta que quem é fã se sentiria agraciado em ver os artistas de forma espontânea e ao natural. "Estar nos bastidores é um privilégio. Os fãs sempre estão perguntando pra gente como é, como eles tratam", comenta Kelson, que lembra que muitos ligam direto para os produtores, sem intermédio de empresários nas conversas.

Os equipamentos de captação de imagens chamam a atenção de quem entra no estúdio da Imaginar. Eles migraram recentemente para câmeras 4.6k, que passam um melhor contraste, brilho e cor das imagens geradas. De acordo com os amigos, a tecnologia é tão rápida quanto os repertórios das bandas, pois estão sempre trocando os equipamentos.

Mas o grande empenho da equipe de pouco mais de quatro funcionários é o trato com a edição, bem como a finalização. Ao fechar um DVD com uma banda ou artista, Marcelo e Kelson arquitetam desde o desenho do palco até a finalização da capa do produto final. Não é só a mídia do DVD, o menu tem que ser padronizado com a capa que igualmente precisa ter sincronismo com a arte de toda a produção. O único trabalho que eles não tem é com a produção física do produto.

Eles contam que também foi uma consequência irem para o segmento do DVD, pois faziam apenas clipes musicais. A primeira grande produção gravada foi o DVD da forrozeira Márcia Fellipe.

"Eu estava com bastante receio em fazer, até cogitei com meu sócio em não pegar porque era um evento muito grande, precisava de muitos equipamentos e eu não estava me sentindo a vontade". Márcia não hesitou e acreditou no potencial da produtora que ainda iniciava.

Os editores levantam uma grande bandeira que é a da produção local, sem a necessidade contratar profissionais de mídia de São Paulo ou Rio de Janeiro. Para eles, o Ceará tem capacidade, profissionais, cenários e equipamentos para suprir o mercado.

Produtores fazem versões acústicas

Um resgate das imagens do forró na internet

No inicio do ano, os amigos iniciaram o projeto "Acústico Imaginar". Ao som do piano, tocado por Marcelo Venancio, grandes nomes do forró cantaram hits conhecidos, além de novos repertórios. A ideia, segundo eles, é resgatar e produzir uma memória do forró. A primeira temporada de gravação gerou 31 vídeos com diferentes gerações de forrozeiros.

Vozes femininas conhecidas como Kátia Cilene, Rita de Cássia, Bete Nascimento e Samya Maia participaram da produção. As vozes masculinas ficaram por conta dos cantores Rainer, Vanderson Araujo e pelos sertanejos Pedro e Benício. A empresa já gravou clipes e DVDs de nomes como Furacão do Forró, Doidim de Mossoró, Batista Lima e Mara Pavanelly. O canal do YouTube das versões acústicas já ultrapassou a marca de 230 mil visualizações.

Neste mês, os produtores iniciaram as gravações da segunda temporada do "Acústico Imaginar". O cenário do estúdio foi reformulado e boa parte do trabalho foi realizado pelos próprios produtores.

Para lançar o novo acústico eles escolheram o cantor Batista Lima, ex-vocalista da Banda Limão com Mel. O cantor iria participar da 1ª temporada de gravação, mas devido a uma mudança estrutural, a produção não ficou como o planejado por conta da falta de cenário.

Outros três nomes já estão confirmados para as próximas produções em estúdio: a cantora Silvânia Aquino da Banda Gigantes do Brasil, a vocalista Rayane Façanha da Banda Mala 100 Alça e novamente Kátia Cilene, ex-cantora da Mastruz com Leite.

DVD gravado no iPark

O pier do Campo de Aventura do iPark, em Maranguape, foi o local escolhido para a gravação do primeiro DVD de Samyra, "Projeto Samyra Exclusive no Paraíso". A produção audiovisual conta com a participação especial de nomes consagrados do forró, como Wesley Safadão e Xand Avião. A captação de imagem ocorre no dia 23 de novembro.

Coleguinhas invadem FM93

As forrozeiras Simone e Simaria estarão no auditório da FM 93 para um show exclusivo no dia 17 de novembro, às 18h. O show é mais uma atração do "93 Ao Vivo", quadro que será transmitido durante o programa "Forrozão 93", com apresentação de Leyla Diógenes.

Naira Azevedo em novo clipe

Conhecida pelo hit "50reais", a cantora Naiara Azevedo foi participação especial do novo clipe da dupla sertaneja João Neto e Frederico. A canção "Bobeia Pra Ver" traz um mix e arranjos de sertanejo, forró e funk. No vídeo, o trio mostra bom entrosamento.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.