coluna

Puxa o Fole: de volta à música

00:00 · 11.08.2018
Patrícia reinveste na música após passagem neste ano pelo Big Brother Brasil. Cearense acredita que alta rejeição da casa não será problema ( Foto: Fabiane de Paula )

A ex-BBB Patrícia Leitte retoma carreira musical e inicia dupla sertaneja com amigo Ponce. Em entrevista ao Puxa o Fole, cantora fala sobre primeira música do projeto. Cearenses já têm escritório, mas ainda não estão com agenda de shows

Cearense de Icó, a ex-BBB 18 Patrícia Leitte lança, aos 32 anos, dupla sertaneja com o amigo Ponce. Sétima eliminada no reality deste ano, a jogadora deixou a casa com a segunda maior rejeição da história do programa, acumulando 94,26% dos votos - ficando atrás apenas de Aline, que competiu com Grazi Massafera no BBB 5 e obteve 95% dos votos. Mas, segundo a cantora, o índice alto de desaprovação no Big Brother Brasil não a acompanha atualmente e vê a participação como vitrine para este novo trabalho.

"A questão da rejeição que saí BBB já foi revertida. Fora do programa observei os erros que cometi e pedi desculpas para as pessoas que ofendi. Então, tudo isso somou muito positivo para mim. A crítica é importante e é isso que te faz crescer", avalia Patrícia em entrevista ao Puxa o Fole.

Impulso

Para ela, as sete semanas em que passou confinada, mesmo envolvida em polêmicas, foram essenciais. "Tive uma visibilidade imensa por ser uma antagonista. A minha questão com a Gleici (Damascena) se tornou o foco da novela", pontua em comparação aos folhetins.

"Não almejava deixar o programa da forma que saí, mas fico feliz porque não queria deixar a casa como uma pessoa que ninguém lembrasse, como uma planta. Minha meta era que lembrassem do meu nome quando falarem do BBB 18, e que o programa tivesse audiência", diz.

Experiência

O contato de Patrícia com a música não é de hoje. Ela afirma cantar desde os 14 anos, com início ainda na cidade natal. Começou com amigos, na banda Magnus - nome que surgiu por conta da paixão dos integrantes pelo grupo Magníficos.

"Depois tive a oportunidade de cantar ao lado de Lanne Santos, na banda Pele Morena. Foi uma experiência muito proveitosa, pois ela tem anos de Líbanos e passou muita experiência para mim", relembra . Porém nem sempre o foco da vida de Patrícia foi a música. Se formou em Administração pela Faculdade Vale do Salgado (FVS), em Icó, e experimentou outras áreas profissionais.

"Mas nunca me desliguei da música, eu respiro isso. Cantava com amigos em 'barzinhos' e estava sempre compondo".

A ex-sister lembra ainda que gravou dois clipes quando estava no reality. Um deles de música que compôs antes de entrar no programa, e o outro de uma letra que criou em um dos banhos que tomou na casa mais vigiada do País.

Esta última, intitulada "Caranguejo", ajudou um pouco a quebrar a saudade que tinha do crustáceo, um dos símbolos da culinária cearense, e das raízes locais. A brincadeira, que virou produção na casa, contou com direção do Caruso e do Viegas, além da participação do sírio Kaysar. "Os outros participantes compraram a ideia".

Nova fase

patricia bbb
Ponce é a dupla de Patrícia. Ele assina a composição de "Barrigudinha", primeira música do projeto, que já virou clipe

Apesar da icoense ter iniciado no forró, a dupla Patrícia Leitte e Ponce se intitula sertaneja. "Só que é como se fosse um 'forrónejo', que é a moda de agora. O Brasil é muito misto em questão de musicalidade. Queremos pegar um pouco do reggaeton e também do sertanejo sem perder nossa raiz forrozeira", define.

Quanto ao parceiro na empreitada, Patrícia conta que "precisava de uma pessoa de confiança, que soubesse do talento para somar na dupla". E ela não tem dúvidas: "Ponce é a pessoa que vai casar bem comigo. Ele é musicista, compositor e também produtor", diz.

É dele a composição de "Barrigudinha", primeira música lançada oficialmente pela banda, hoje disponível apenas em áudio no YouTube.

A letra, que aborda a gestação, foi composta por Ponce em homenagem à esposa Renata Cruz, que deu à luz há cerca de um mês. "Fiquei encantada quando ele me mostrou tocando no ukulele, falei que tinha que ser a primeira música a ser lançada", conta Patrícia, animada com o primeiro trabalho divulgado.

Clipe

A canção inclusive já tem clipe gravado. Além das cenas filmadas em Beberibe, no Litoral Leste cearense, o vídeo tem teor colaborativo e conta com imagens que mães, de diversas regiões, enviaram do período da gravidez.

"Escolhemos Beberibe porque na música fala de praia, além de que, na casa, eu falava muito das praias do Ceará. Gravamos em um dia de semana, para ter pouca gente no local. A galera que estava por lá foi supergente boa, colaborou conosco. Quando pausávamos, a gente recebia as pessoas e tirava fotos, mas na hora das gravações eles entendiam e inclusive se afastavam para que a praia ficasse deserta na imagem".

Autoral

A artista afirma que, apesar dos dois vocalistas serem compositores, não trabalharam em uma letra em conjunto. "Mas estamos pensando nisso, temos um leque de composições, minhas e dele, porém vamos mesclar os shows com músicas de outros artistas", adianta Patrícia.

A ideia é, além de divulgar os trabalhos no YouTube, lançar as faixas nas plataformas digitais de streaming.

Os lançamentos devem acontecer de forma individual e não em formato de álbum completo. "Temos muitas coisas guardadas e acho mais interessante dar ênfase em cada canção", pontua.

Apesar de já ter fechado com escritório local para gerenciar a agenda de shows, a comercialização das apresentações ainda não foi iniciada.

"Estamos fazendo trabalho de divulgação do projeto antes de abrir a venda das datas", explica.

Mais...

Pausa prolongada

 

A dupla mineira Victor e Leo vai dar uma pausa. Ainda com lançamento na agulha, o último show agendado (até o momento) é para o fim de setembro, em Ribeirão Preto. Sem data para retorno, os irmãos definem o período como “férias prolongadas”, um tempo sabático, e afirmam que este não é o fim do projeto. Victor já havia demonstrado o interesse na pausa em 2015, e maturou a ideia nesses três anos. Leo, ao contrário do irmão, só corroborou com a decisão agora. 

 

DVD no retorno das Coleguinhas

Com presença do Puxa o Fole, Simone e Simaria gravaram (de surpresa) um DVD no show do retorno de Simaria, na quinta (9), em São Paulo. A abertura do evento contou com participação de Rodrigo Faro e Carlinhos Maia, ambos vestidos como as irmãs baianas.

 

Golpe em cantor de forró do DF

O cantor de forró Rainner Araújo, do Distrito Federal, acusa um empresário cearense de aplicar um golpe, deixando prejuízo de R$ 12 mil para o artista. “Adiantei o pagamento para que trouxesse um microfone dos Estados Unidos e ele sumiu com o dinheiro”, conta.

 

Fez valer o período junino

Avine Vinny somou 60 shows nos meses de junho e julho e passou pelos nove estados do Nordeste, somando apresentações marcantes e com grande público, como em Patos e Caruaru. Mesmo após o intenso trabalho, o sobralense só irá tirar férias depois do Carnaval.

 
 
 
 
 
 
 

 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.