coluna

Lígia Nottingham: vitrines de charme

Lígia Nottingham

ligia@ligian.com.br

00:00 · 23.08.2018
Mulheres que comandam as marcas de moda na Casa sem Medida ( Fotos: Rodrigo Gadelha )

Charmosos espaços de compras apostam em marcas de moda local, ambientes multiuso e arquitetura com estilo

N'A loja da Casa, que fica na Casa sem Medida, mix de produtos de oito marcas autorais cearenses que se completam e agregam valor uma à outra. Bar e eventos animam o espaço 

Nem só de shopping ou lojas de rua se vive. Novos pequenos e estilosos espaços surgem na cidade como solução para microempresas e com a intenção de proporcionar ao cliente uma experiência de compra moderna e alinhada com os novos valores de comportamento de consumo: comprar com charme, valorizando o design autoral.

Espaço multifuncional

Na Rua José Vilar, uma casa de tijolinhos vermelhos e detalhes em madeira, guarda quase que como um segredo um espaço multifuncional que ganhou o nome de Casa sem Medida.

Pensado em ser o lar de novidades culturais, a "Casa" abriga um escritório de design, um bar que dá vida noturna ao espaço e, entre outras coisas, a loja multimarcas chamada "Loja da Casa".

A designer Joana de Paula, que mantém a marca "Todos os Poemas" à venda no local, explica que o espaço instalado na "sala" da propriedade, expõe e vende preciosidades da moda autoral do Ceará.

"Fizemos uma curadoria que se converteu num mix de produtos que se completam e agregam valor um ao outro", comenta.

Image-0-Artigo-2443354-1  Image-1-Artigo-2443354-1

Charmosos espaços de compras apostam em marcas de moda local, ambientes multiuso e arquitetura com estilo

Coletivo

O projeto da loja foi pensado desde o seu início para ser um espaço coletivo que desse visibilidade para as pequenas marcas de design local, que nascem e se mantém com pouca verba.

"Além de dividir custos e pensarmos juntos, aqui temos um apoio afetivo que possibilita a existência das marcas", conta Suyenne Lemos, designer da Elemento Fio que também está presente na Loja da Casa.

Segundo Suyenne, o pensamento é colaborativo. "Os clientes de uma marca acabam virando o cliente de outra, isso possibilita uma maior circulação de pessoas na loja. Uma vez por mês também temos uma colaboração com o bar e com outras marcas, em eventos que dão ainda mais movimento à Casa".

O resultado é um espaço charmoso, com ares vintage e uma diversidade de produtos de design autoral e local, para comprar e levar para casa.

Na A Loja da Casa você encontra as marcas: Todos os Poemas, Elemento Fio, usa Ka, Tulipa, Freakstein, Padma, Tirachic, Telma Aguiar e Le Sergic.

Ilha secreta

Por trás do Hotel Holiday Inn, da Beira Mar, numa rua que só tem um quarteirão, um pequeno beco leva à Casa da Vila. Parece uma ilha secreta que só as pessoas de estilo conhecem.

O terreno que pertencia ao avô de Bolivar Andrade, atual proprietário do local, estava sem uso há anos. Foi em 2016 que o jovem engenheiro se uniu ao amigo André Figueiredo e tiveram juntos a ideia de construir um espaço multiuso, pensado para unir trabalho e diversão.

Além disso, Bolivar conta que "tinha muitos amigos com marcas de moda local que não conseguiam achar um espaço charmoso e acessível ao pequeno negócio deles, eu pensei então, em criar esse lugar".

O espaço conceito com inspiração na arquitetura grega, tem paredes brancas, janelas azuis e muitos detalhes em madeira. Foi construído com infraestrutura e ambientes que pudessem proporcionar essa multiplicidade de propósitos. "Aqui temos exposições de arte, pequenas festas, coquetéis, algumas marcas alugam espaços para fazer fotos de campanhas...", conta André, um dos sócios.

E logo mais haverá um coworking funcionando no segunda andar.

Image-3-Artigo-2443354-1 Image-4-Artigo-2443354-1

Na casa da Vila, inspiração na arquitetura Grega e marcas locais de beachwear fazem o casamento perfeito (Fotos: Saulo Roberto) 

Marcas cearenses

Mas o charme constante é garantido pelas lojas que ficam no térreo. Quatro marcas cearenses com pegada praiana possuem seus espaços exclusivos. "Quando o cliente vem à minha loja e se depara com a arquitetura da Casa da Vila, esse impacto já fortalece a identidade da minha marca. O ambiente é simples e sofisticado ao mesmo tempo", conta Thiago Maciel, proprietário da Studio Orla, uma marca de beachwear masculina, com toques sofisticados.

Para Raquel Xavier, da marca Las Batas, o fascínio do local também foi o diferencial para que ela trouxesse a sua loja de saídas de praia finas. "Eu não poderia ter um lugar que representasse melhor a marca".

Assim como n'A Loja da Casa, os lojistas da Casa da Vila trabalham com colaborações.

Carla Diogenes, da marca ZOE, diz que "nos unimos como grupo para pensar em várias ações colaborativas".

Por lá, se encontra as lojas Manu Bittecourt, Las Batas, Studio Orla e ZOE, além de outras marcas itinerantes que funcionam nos múltiplos espaços.

Em Fortaleza, Casa sem Medida e Casa da Vila viram point de encontro dos estilosos da cidade

Mais informações:

A Loja da Casa
Rua José Villar, 3040. Terça e quarta: 10h às 19h; quinta, sexta e sábado: 10h às 20h.

Casa da Vila
Rua Torquato de Aguiar, 50. Segunda a sexta: 10h às 19h; sábado: 10h às 17h.

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.