coluna

Lígia Nottingham: moda premiada

Lígia Nottingham

ligia@ligian.com.br

00:00 · 09.08.2018

Concurso local é berço dos novos nomes da moda cearense. Edição homenageia forma tradicional de criar roupas e acessórios, valorizando o trabalho manual e artesanal

Você já ouviu falar no Ceará Moda Contemporânea? O concurso é uma realização do Sinditêxtil-CE, em parceria com o Senai, Sistema Fiec e o Sebrae. Tem o objetivo de promover o reconhecimento e a valorização dos estudantes e profissionais de moda da cadeia têxtil e de confecção do estado do Ceará.

Dividido nas categorias "Design", "Modelagem" e "Costura", o prêmio já revelou mais de cinquenta talentos locais, entre eles, os designers Ivanildo Nunes, famoso por seus trabalhados vestidos de festa que dão à renda local um desenho contemporâneo; David Lee, que este ano expôs na London Fashion Week; e Bryan Ivanovick, destaque no Dragão Fashion Brasil (DFB) deste ano.

De acordo com Kelly Whitehurst, presidente do Sinditêxtil, o evento é "uma maneira de honrar os profissionais da produção têxtil do Estado. É pioneiro no País ao contemplar as três categorias", ressalta.

Além disso, ela destaca que, neste ano, a premiação, apresentada pelo Sindroupas-CE, ganhou um valor ainda maior ao convidar a nova geração e homenagear a história da moda local com o tema "135 anos da indústria têxtil no Ceará: histórias da moda".

Novos talentos

Nas passarelas, os novos estilistas destacaram tecidos naturais como a lese e o algodão cru; apliques manuais; técnicas artesanais como o tressê e as nervuras; além dos acessórios de palha. Todo o material faz releituras modernas do nosso artesanato.

O vencedor da nona edição foi o designer Bruno Queiroz, 24, que apresentou uma coleção inspirada na bordadeira Nice Firmeza e no couro do mestre Espedito Seleiro. Seus looks têm a lese como base e as aplicações de couro recortado sobrepostas. O foco é a leveza.

Bruno diz que o concurso é um primeiro passo para o sucesso. "Como sou autodidata, é um reconhecimento, uma garantia da qualidade do meu trabalho", diz ele que sonha em ver a sua marca deslanchar (@neri_atelier), e um espaço no DFB, e ir para Paris, na França.

A gente fica aqui na torcida para ver o trabalho dos criadores locais espalhados pelo mundo.

moda moda

2º Lugar DesigN
 
E prêmio Mérito por Excelência, Vitor Cunha levou para a passarela os trabalhos de tressê manual, nervuras e acessórios em palha com modelagem 3D. Concurso homenageia a história da moda local.  Fotos: Davi teixeira
 
moda moda
 
O Ceará Moda Contemporânea lança nomes do cenário local e dá visibilidade internacional. Nas imagens, looks do 2º lugar em Design, Vitor Cunha 
 
moda moda
 
1º lugar Design Bruno Queiroz fez um mix de referências com inspiração nos trabalhos da bordadeira Nice Firmeza e do artesão de couro, Espedito Seleiro. Para o designer, o concurso é essencial para aqueles que não têm formação: "Como sou autodidata, é um reconhecimento, uma garantia da qualidade do meu trabalho". 
 
moda
 
Look de Shérida Livas
 

Resultado

Concurso Ceará Moda Contemporânea 2018

Costura

1º Lugar - Luiza Carolina Freitas Barboza das Neves

2º Lugar - Antônia Socorro Honório da Silva

3º Lugar - Maria Valdiana de Castro Maciel

Modelista

1º Lugar - Maria do Socorro de Araújo Gomes

2º Lugar - Paulo Cesar Pereira Holanda Guimaraes

3º Lugar - Modelagem (dupla) - Rita de Cassia da Silva Viana (modelista) e

Aldenira da Silva Viana (pilotista)

Design

1º Lugar - Bruno Queiroz

2º Lugar - Vitor Cunha

3º Lugar - Luís Butrago

Prêmio Mérito por Excelência - Vitor Cunha

 
 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.