Coluna

Lígia Nottingham — Mandacaru: moda e resistência

Lígia Nottingham

ligia@ligian.com.br

00:00 · 30.08.2018
Vestido Gisela Franck, Bolsa Catarina Mina, casquete Jomara Cid Chapelaria e à direita: vestido Almerinda Maria,chapéu Jomara Cid Chapelaria

Vestido Kalil Nepomuceno, bolsa Catarina Mina, tiara Jomara Cid Chapelaria Vestido Ivanovick, bolsa Estúdio Matulão, sandália Áurea Inspira Vestido Gisela Franck, Bolsa Catarina Mina, casquete Jomara Cid Chapelaria Vestido Almerinda Maria, chapéu Jomara Cid Chapelaria

Em meio ao cenário castigado do Sertão, onde não se vê a promessa do nascimento de uma vida, brota como um milagre no meio da seca, a flor do mandacaru, símbolo de resistência que floresce trazendo esperança para seu povo que não perde a fé.

O brotar da flor representa para os nordestinos a chegada da chuva e a transformação do solo seco e infértil em uma terra abençoada, próspera e produtiva. Inspirado nesta simbologia, surge o editorial de moda "Mandacaru: Florescer no Sertão", criado e produzido pelos alunos da cadeira de Jornalismo de Moda da Unifor (2018.1).

As imagens mostram o trabalho da economia criativa do Estado por meio das marcas de moda autorais que ganham cada vez mais visibilidade em todo o cenário nacional e internacional. O design local se reflete na garra dos nordestinos em produzir e criar em meio às dificuldades da terra infértil, mas sem perder a capacidade de renascer, reflorescer, colorir e se impor como beleza rara.

arte
Vestido Ivanovick, bolsa Estúdio Matulão, sandália Áurea Inspira

 
arte
Vestido Kalil Nepomuceno, bolsa Catarina Mina, tiara Jomara Cid Chapelaria
 

Últimos Artigos

© Todos os direitos reservados. O conteúdo não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. Passível ação judicial.