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Lígia Nottingham

ligia@ligian.com.br

00:00 · 19.07.2018

Diga-me com que marca andas e eu te direi quem és. As logomarcas voltam a ser tendência

Mais um ciclo da moda se completa, isso significa que mais uma trend de tempos passados volta à tona.

Desta vez, é a logomania, tendência que se estabeleceu principalmente no início dos anos 2000 e que faz o seu retorno triunfante sustentado pelas maiores marcas do mundo, como Chanel, Dior, Fendi, Chloé e muitas outras que seguem o mesmo caminho.

Essa mania de usar grandes marcas estampadas nas roupas, bolsas e acessórios nasceu no final dos anos 80, quando os jovens entraram no mercado de trabalho e tornaram-se os empresários da vez. Mulheres e homens, no auge dos seus 30 anos, chegavam a cargos executivos disputados e passavam a ter acesso a altos salários.

Nessa época, a imagem de poder era a mais desejada. Usar roupas de marcas renomadas passava a ser símbolo do "cheguei lá", e bolsas como a famosa Never Full, da Louis Vuitton, ou as clássicas da Chanel, se transformaram em verdadeiros troféus e podiam facilmente ser reconhecidas por todos, entregando a seu dono o status de "sucesso".

Mais tarde, já nos anos 2000, esses valores se estenderam e as empresas passaram a se posicionar de diferentes formas, na qual cada uma tinha um significado diferente.

Escolher uma marca para estampar o corpo significava uma séria de escolhas e de status e o ideal era ser fiel a uma, ou algumas delas, pois isso demonstrava uma personalidade forte. Mas a verdade é que, usar logomarcas, passavam muito mais pelo plano dos sonhos e dos desejos, do que pela "real personalidade".

Hoje, a logomania volta com direito a dança das cadeiras" e você não precisa se prender a uma única "identidade" de marca porque a geração atual entende que desempenhar diversos papéis e que a mudança faz parte do nosso estilo de vida, o que o sociólogo Bauman chamaria de "modernidade líquida".

O que não muda é o desejo de usar uma marca para tentar se definir e pegar emprestado os valores de uma empresa para se autopromover. Em tempos de valorização da moda sustentável e do retorno às origens como moral a ser seguida, a volta da logomania parece ser um paradoxo fashionista. Qual é a sua opinião sobre essa tendência? Vai usar ou não? Vai lá no blog e me conta (ligian.com.br)

Confira

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Marcas estampadas significam uma séria de escolhas e necessidade de certos status

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Bolsas com logos, como a NeverFull, da Louis Vuitton, tornaram-se troféus e entregam a seu dono o status de "sucesso"

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